terça-feira, 14 de outubro de 2014

Montreal e Mont-Tremblant!!!!!!

Como falei na semana passada sobre Nova Iorque, resolvi esticar com Montreal e Mont-Tremblant, pois, juntas, essas três cidades podem formar um excelente roteiro para as férias de inverno (quem vai esquiar?!!) no hemisfério norte, que estão chegando!!! Se, assim como eu, você ama viagens com frio, neve, muito vinho, chocolate quente e café, você vai amar esse post!

Mont-Tremblant no final da tarde - mar/13
Uma das coisas mais gostosas de fazer esse roteiro é a parte que você passa no carro, vendo as paisagens deliciosas de neve, que não temos no Brasil. Eu amo viajar de carro, ainda mais se você gravar uns cds para ouvir na estrada. Depois você ouve as músicas e lembra da viagem :-) Essa estrada, pra mim, teve muito gosto de The National e do Soundtrack da Amelie.

Vista do nosso carro - mar/13
Nossa ladybug admirando a paisagem - mar/13
Essa viagem foi uma das mais legais que fiz na minha vida e, juntando com NY, ficou perfeito.

NY-MONTREAL

Saindo de Nova Iorque, é bem fácil chegar a Montreal de carro. Você vai demorar umas 6 ou 7 horas, dependendo da sua velocidade e das condições climáticas, mas a estrada é muito boa, então não há com o que se preocupar. Em alguns momentos, você vai perceber que a paisagem está ficando inóspita, mas não se preocupe, é assim mesmo.

Ficar 3 noites em Montreal e 2 em Mont-Tremblant está ótimo!!!

MONTREAL

Chegando em Montreal, você vai achar a cidade linda e fria (se for no outono ou inverno), mas vale a pena. O charme do francês com o inglês me ganhou logo de primeira. Impossível não se encantar com a fachada do Starbucks com os dois idiomas, com as placas dos carros mais charmosas do mundo (Je me souviens, que significa "Eu me lembro" e é uma alusão à origem francófona) e por aí vai. Como é muito frio no inverno, você vai perceber que existe uma cidade subterrânea (não é exagero), com vários andares,  com shoppings, lojas, restaurantes, fast foods, tudo embaixo, ligando as estações de metrô. No inverno, as pessoas ficam mais embaixo do que em cima, rsrs. Porém, não desanime com isso. Se agasalhe bem e vá aproveitar a linda e charmosa cidade de Montreal.

Montreal
Mistura de línguas
Eu e a linda Montreal
Um pouquinho do subterrâneo de Montreal
Onde ficar

Eu indico:

- Best Western Ville Marie. Apesar de ser um Best Western, esse hotel é muito confortável, limpo e bonitinho e lembro que a minha cama era deliciosa, com travesseiros excelentes. Vale a pena.

Como vocês vão perceber, tenho preferência por hotéis limpos e confortáveis, na sua maioria. Seguindo com as minhas comparações com os hotéis da rede Accor, posso dizer que esse hotel é mais para um Mercure do que para um Ibis. A vizinhança também é agradável, fácil de pegar o metrô.

Apesar da facilidade do metrô ajudar, Montreal é uma cidade que dá para andar muito à pé, com algumas exceções.

O que comer

O que não falta em Montreal são boas opções para comer!!!

Café da manhã

Muitos já devem ter ouvido falar em maple (árvore típica canadense, com uma folha de formato bem peculiar). Se você fizer um esforço para lembrar, vai perceber que essa folha está bem no meio da bandeira do Canadá. Pois bem. Não deixe de experimentar (e comprar para levar para casa) o delicioso, maravilhoso e original maple syrup canadense. Coma um waffle com maple syrup em Montreal e você vai perceber que todos os syrups que você comeu na vida eram ruins, rs.

- Bagatelle Bistrô: Um ótimo lugar para um bom petit dejéuner ou um brunch. Croissants deliciosos, ovos fantásticos e crepes para ninguém botar defeito.

http://www.bagatellebistro.com/

- La Bête Pain: Croissants ótimos e um lugar bem tradicional da cidade.

http://www.labeteapain.com/

Poutine

O prato típico de Montreal é o famoso Poutine. A base é a batata frita, misturada com diversos molhos e queijos, com variações de carnes e vegetais. Quando você olhar para um Poutine pela primeira vez (talvez agora), provavelmente vai achar uma mistureba e não vai entender como esse prato é tão amado no Québec. Porém, principalmente se estiver frio, a sua opinião vai mudar quando provar, que é exatamente o que aconteceu comigo. O Poutine é um prato maravilhoso, que cai muito, muito bem no frio e renova as energias, além de ser divertido de comer e render ótimas fotos!!!

Poutine!!!! Voilà!!!
Meu marido assustado com o Poutine :-D
- Resto la Banquise: Tem o melhor poutine da cidade, frequentado pelos verdadeiros québécoises. E põe frequentado nisso. O restaurante está sempre cheio. Bem simples e bem familiar. Quando eu cheguei, pensei que não daria certo, mas me enganei feio!!! rsrs. O poutine realmente é maravilhoso, com mil variações (pedi um super apimentado, delicioso), para todos os gostos!! Foi uma refeição particularmente confortante, uma vez que foi a noite mais fria que eu já vivenciei (estava -20 e poucos graus). Para não congelar, pare bem pertinho da porta do restaurante, rsrs, e volte para o carro correndo!!!! :-D

Poutine do La Banquise, com muito chilli!!!
Nós e os poutines
http://labanquise.com/

- Le 3 Brasseurs - É um restaurante de cadeia, com carinha de pub, muito gostoso para comer um poutine super clássico (bem cremoso, uma delícia!) com cerveja para acompanhar, no jantar. Você não vai se arrepender de ir nesse charmoso lugar. Aqui você vai achar alguns turistas, mas também muitos locais, uma vez que essa é uma das redes preferidas do pessoal de Québec!!!

Clássico poutine do Les 3 Brasseurs, muito cremoso, delícia!
http://www.les3brasseurs.com/

A cerveja

Para acompanhar um Poutine (e qualquer outra coisa no Québec), nada melhor que a cerveja Boréale, típica de lá. Não deixe de experimentar, o sabor é marcante e original, e além disso, tem um ursinho polar fofo no logo. Abuse dessa cerveja enquanto estiver no Québec, porque depois você vai se sentir como eu, saudosa e contemplativa quando lembrar dela, rs.

Cerveja Boréale e o urso polar!
http://www.boreale.com/fr

Jantar

Como nem só de poutine vive um québécoise, está aqui a dica do meu restaurante preferido de Montreal:

- L'Express: Um lindo bistrô bem estilinho francês, maravilhoso!! O cardápio é super confort e o ambiente ideal para pedir um vinho. Eu comi um risoto de camarão que estava fantástico e foi perfeito com o frio da noite!! Para esquentar, bem aconchegante.

http://restaurantlexpress.ca/

Não deixe de ir

- Vá para o Parc du Mont Réal (onde fica o monte que dá nome à cidade), muito bonito. Tem uma vista ótima da cidade. Se estiver muito frio, se agasalhe bastante e fique lá para ver o pôr do sol. Vale muito a pena. No inverno, não conseguimos subir no topo (as escadas estavam escorregadias, bem perigoso com a neve), mas se for em outra época do ano, não deixe de subir o mais alto que puder, pois a vista é inesquecível.

Vista da cidade, do Parc du Mont Réal
Eu tentando subir na montanha, sem sucesso
- Assista um jogo de hóquei dos Canadiens, programa super local e diferente, que combina demais com o frio e com aquele ambiente de neve.

- Passeie andando pela velha Montreal, vá parando nas lojinhas, no mercado, em tudo que você quiser. Tem muitas coisas interessantes pelo caminho e as ruas são bem charmosas.

Dica de ouro

- Tome um chocolate quente com maple!! Tomei um em um café qualquer e nunca me esqueci :-D

MONT-TREMBLANT

Essa cidade fica a uma hora e meia de Montreal e eu não tenho elogios o bastante para ela. Perfeita para esquiar, com neve macia e abundante, dentro de uma vila tão linda e pitoresca que parece uma Disney do esqui. É uma cidade muito visitada pelos canadenses, americanos e europeus, mas que ainda não caiu nas graças dos brasileiros e, talvez por isso, dê uma sensação de lugarzinho escondido e íntimo. A vila fica ao pé da montanha e é muito fácil ir esquiar (à pé). Tem tudo do lado, loja de aluguel de roupas, de roupas de frio etc, vários restaurantes e cafés tão lindos que é até difícil de descrever. A neve que vimos lá foi tão perfeita, tão sequinha... Perfeito!!!!!

Mont-Tremblant - mar/13

Nós em Mont-Tremblant
Mont-Tremblant
Onde ficar

Não tem erro, recomendo de olhos fechados esse hotel:

- Homewood Suites by Hilton, com link a seguir.

 http://homewoodsuites3.hilton.com/en/hotels/quebec/homewood-suites-by-hilton-mont-tremblant-resort-YQBMTHW/index.html

Fantástico, no pé da montanha e com um preço bem decente. Eu fui muito surpreendida pelo hotel, nem acreditei quando cheguei lá. Uma lareira linda, uma janela de vidro em que você acorda virado para a montanha, vendo as pessoas esquiarem, é muito bom!!! E ainda ganhamos um vinho no quarto, presente do hotel. Quando fizer a reserva, peça um quarto virado para a montanha. O quarto é lindo, todo arrumadinho, com uma cozinha embutida, perfeito, perfeito, sem defeito algum!!! Meu sonho é ir lá com o meu marido no natal (fomos em março), pois deve ser a coisa mais linda do mundo.

Mont-Tremblant: Vista da varanda do nosso quarto!
Apaixonados pela vista!
Montanha vista pela manhã, do nosso quarto do hotel. Perfeito!
Uma vez que você está no hotel, não tem muito mistério. Dá para fazer tudo à pé: esquiar, tomar café almoçar, jantar, voltar para o hotel, passear pela vila. É inclusive um ótimo destino de férias com crianças, que vão se encantar com a beleza da vila e da montanha (mesmo para quem não gosta ou não pode esquiar).
Piscina do hotel, para os (muito) corajosos! Frio só de olhar!
Indo esquiar!!!
Passeando pela vila!
Neve mais linda do mundo!!!
Eu em Mont-Tremblant
Não deixe de:

- Pegar um quarto virado para a montanha e de aproveitar a lareira;
- Experimentar (inclusive as crianças) um pirulito de maple que fazem na hora, bem na beira da montanha. Um pecado, uma delícia;
- Comer uns fudges de chocolate de uma loja especializada na vila (compramos um monte e acabaram em um dia);
- Tomar muitos cafés. Lá na vila, tem vários cafés muito bons, capuccinos, chocolates quentes, tudo o que você quiser;
- Esquiar: melhor estação de esqui ever;
- Tomar muitas boréales;
- Ir no melhor restaurante de massas da vila, bem em frente ao castelinho;

Castelinho lindo, em frente ao restaurante de massas
Massa deliciosa!!!!
- Ir em família (programa familiar perfeito e muito romântico também);
- Ir bem agasalhadinho;
- Levar uma boa câmera!!!!

Lindo pôr do sol em Mont-Tremblant

4 comentários:

  1. Muito bom o blog, deu vontade dessas cidades!
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Gordona! O blog tá lindo e as dicas estão ótimas. Te amo ;-)

    ResponderExcluir
  3. Lu, que delícia de blog! Minha experiência de Montreal foi tão diferente, no verão parece outra cidade. Deu ainda mais vontade de voltar no inverno pra aproveitar todas as dicas. Continue escrevendo, assim ficamos mais pertinho. Beijos e saudades :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, uma boa ideia pra quem gosta de esquiar...

    ResponderExcluir