Vista de Clifton Bay - Cidade do Cabo nov/2014 |
Montanhas de Cape Town |
Dia desses estava conversando com uma amiga e falei que estava na Cidade do Cabo, uma das minhas cidades preferidas. Ela perguntou: "Da África, né, amiga?". Eu respondi: "Não, do mundo". Talvez esse diálogo mostre o quanto acho a Cidade do Cabo imperdível como destino turístico e uma das cidades mais lindas de todo o mundo, se não for a mais bonita.
Waterfront |
Meios de Transporte
Os meios de transporte na África do Sul (isso também vale para o resto da África) são quase inexistentes. Não espere encontrar metrô, ônibus em abundância e, muito menos, táxis confiáveis. Aliás, NUNCA pegue táxi na rua e muito menos uma van!!! E se pegar táxi no hotel, ande sempre com o gps do celular conferindo o caminho. Por isso, a minha forte recomendação para turistas na África do Sul é: alugue um carro!!!!
- Vantagens de alugar um carro: Muito barato (cerca de 40 dólares por dia), confiável (tente a Europcar, a minha preferida), seguro e possibilita passeios para lugares quase inacessíveis se você estiver sem carro. Além disso, na África do Sul, ninguém anda na rua de noite. Sim, isso é verdade. Não se aventure. O carro facilita muito a locomoção e a saidinha de noite.
- Desvantagens: Você precisa de carteira internacional para dirigir (sai em uma semana no Brasil) e aqui a mão é inglesa (volante na direita). Não deixe a mão inglesa te assustar! Se você não consegue dirigir ao contrário (MUITO tranquilo), talvez não devesse nem dirigir no Brasil, rs.
Se você alugar um carro, sua viagem não terá perrengue e você vai curtir muito mais!!!
Onde ficar
Waterfront
A área mais óbvia para se hospedar em Cidade do Cabo é o Waterfront. O porto revitalizado, cheio de lojas, restaurantes, bares e hotéis, é realmente muito tentador. Lá dentro do complexo, andar à pé é liberado de noite, bastante seguro. Muitos hotéis possuem shuttle para o Waterfront à noite.
Waterfront |
- Westin Cape Town: Recomendo bastante.
http://www.westincapetown.com/
Dentro do Waterfront, existem algumas opções ainda melhores, mas muito caras:
- Cape Grace: linda vista, localização perfeita, caro à beça.
http://www.lhw.com/hotel/Cape-Grace-Cape-Town-South-Africa
- One and Only: muito bom, vista linda, caro.
http://capetown.oneandonlyresorts.com/
A desvantagem de ficar no Waterfront (se você considerar isso uma desvantagem) é a presença em massa de turistas. Além disso, você pode ficar tentado a não alugar carro e ficar jantando todos os dias por lá, à pé, o que é um desperdício, na minha modesta opinião, pois há restaurantes incríveis pela cidade toda.
Camps Bay
Se você gosta de ficar na beira da praia, em um lugar com clima mais relaxado e com uma vista linda (montanha dos 12 apóstolos), prefira se hospedar nessa área super charmosa. Camps Bay é um bairro luxuoso, com lindas casas de praia, bem seguro e tranquilo.
Camps Bay |
Vista do nosso quarto no Pod Hotel |
Vista para as montanhas do nosso quarto - Pod Hotel |
http://www.pod.co.za/
Se você quer ficar em Camps Bay com uma opção de hospedagem bem mais em conta, recomendo:
- Place on the Bay: Hotel decente, bem simples, bem na frente da praia, com excelente localização.
http://placeonthebay.co.za/
Gardens
Outro lugar legal para se hospedar em Cape Town é o bairro chamado Gardens, perto da movimentada Kloof Street, com vários agitos de noite (ir de carro). Aqui você vai ficar no meio da cidade, com uma vista bonita da montanha, sem os turistas de Waterfront e sem o clima "relax" de Camps Bay.
- Orange 15 African Pride: Se hospedar no African Pride é sempre uma boa escolha. Hotéis de qualidade e com boa reputação no país.
http://www.africanpridehotels.com/hotels/Pages/african-pride-15-on-orange-hotel.aspx
O que fazer
Como os destinos africanos não são tão manjados, vou falar um pouco sobre os principais passeios turísticos na Cidade do Cabo, mas sem esquecer, é claro, das dicas que você não encontra nos guias.
Table Mountain
A montanha plana que se parece com uma mesa domina grande parte da vista da Cidade do Cabo. Você pode vê-la a quilômetros de distância. Subir na Table Mountain no cable car vai proporcionar uma vista de tirar o fôlego, uma das mais bonitas do mundo! Reserve uma manhã ou um final de tarde com tempo claro (a montanha fica coberta com neblina muitas vezes) para fazer o passeio. Lá você vai andar pelas pedras e vai olhar a cidade de todos os ângulos possíveis. Também vai conhecer os lindos dassies, pequenos roedores fofos que são parentes dos elefantes.
Vista incrível da Table Mountain |
Fotografando lá de cima |
Vista maravilhosa! |
Dassies fofíssimos, moradores da Table Mountain!! |
Bo Kaap
Bairro malaio, com várias casinhas coloridas e quadradinhas, com ruas bem inclinadas! Pare o carro perto e ande durante o dia pelas lindas ruas de Bo Kaap! Por lá, você vai encontrar pessoas que se vestem de forma típica (muçulmanos) e algumas mesquitas, inclusive a mesquita mais antiga da África. Se quiser entender um pouco mais sobre os costumes da área, não deixe de passar no Bo Kaap Museum.
Bo Kaap e suas casas coloridas |
Nós em Bo Kaap |
Mesquita mais antiga da África |
Centro e Castle of Good Hope
Impossível sair da Cidade do Cabo sem conhecer um pouquinho mais da sua história. O Castle of Good Hope é a mais antiga construção colonial da África do Sul. Construído com o objetivo de ser uma fortificação militar, o castelo é hoje um lindo museu no centro da Cidade do Cabo. Ao sair de lá, você vai entender por que existem tantos idiomas falados no país e por que o africâner se parece tanto com o holandês e com o alemão. Imperdível.
Castle of Good Hope |
Lá dentro do Castelo (e a Table Mountain atrás) |
http://www.castleofgoodhope.co.za/
Saindo de lá, ande um pouco pelo centro (durante do dia) e sinta o que é a África. Não leve câmeras grandes nem muito dinheiro com você. Os batedores de carteira estarão aguardando um descuido.
Praias na Cidade do Cabo
As melhores praias dentro da cidade são Clifton Beach, se você quer tomar sol, ver gente bonita e observar um lindo pôr do sol e Camps Bay, uma praia mais familiar, com menos gente bonita, mas ao mesmo tempo, mais tranquila e acolhedora. Aceita cães.
Clifton Bay |
Sea Point |
Mini-Golfe em Sea Point |
Waterfront
Não deixe de tirar um dia para passear pelo Waterfront. As lojas são ótimas, os bares são ótimos e alguns restaurantes também. Não deixe de andar na roda gigante, pois ela te oferece uma vista linda da Table Mountain, do Waterfront e da própria cidade. Amei. Outra dica é andar pelo mercado de roupas artesanais. Odeio esse tipo de mercado normalmente, mas me surpreendi MUITO com a qualidade das roupas e de algumas peças artesanais. Realmente lindo!
Anoitecer no Waterfront |
Eu no Waterfront |
Se você não se satisfez com o Castle of Good Hope nem com o Bo Kaap Museum, aqui vai uma lista de todos os museus da Cidade do Cabo.
http://www.capetownmagazine.com/museum
Acho interessante visitar alguns museus, pois apesar de a cidade ser linda e encantadora, ela também é muito desigual. Você vai perceber que a infraestrutura em geral é melhor que no Brasil, as lojas são de nível internacional, mas por outro lado, poucos têm acesso a essas coisas. A África do Sul é muito separada ainda (reflexos do apartheid), em vários aspectos. Os brancos falam africâner, os negros falam vários dialetos e todos falam inglês entre si. Os brancos ainda têm muito preconceito com os negros, muito medo deles até. O que é intolerável no Brasil não é aqui, infelizmente. No Brasil todo mundo é misturado, mas aqui não. Ver um casal inter-racial é raríssimo e quase não há mestiços (muito atraso). Os pobres, em sua maioria, não vivem na cidade, mas fora da cidade, em favelas com condições péssimas. Por isso, o medo ainda faz parte do cotidiano dos sul-africanos, pois como há muita exclusão social, muita gente acaba cometendo atos violentos. Entender as origens desse conflito social é muito interessante e triste, ao mesmo tempo.
É importante admirar toda a beleza da cidade e do país, mas entender o que se passa na realidade da vida das pessoas que moram aqui.
Robben Island
Imperdível! A ilha-prisão onde Mandela ficou preso por muitos anos. Você consegue ver a cela, muito pequena, e o pátio onde os presos eram obrigados a tentar quebrar pedras. Você pega o ferry do Waterfront, que demora meia hora, mais ou menos.
Praias e litoral em volta da Cidade do Cabo
Tire um ou dois dias para passear em volta da Cidade do Cabo. O litoral é incrível, com vistas que deixam o Big Sur californiano no chinelo. Se você viajou para a Califórnia e amou, como eu, vai ficar chocado com a beleza africana!
- Llandudno: a 20 Km de Cidade do Cabo, essa praia é uma favorita dos locais, ideal para surf e piqueniques ao final do dia. Leve seu guarda-sol e petiscos.
Além da praia de Llandudno, recomendo fazer um day trip, começando bem cedinho, passando por:
- Chapman's Peak Drive: linda parte da estrada com montanha lindas e precipícios de tirar o fôlego. Pare em algum dos mirantes na beira da estrada para tirar umas fotos. O Chapman's Peak Drive já fechou muitas vezes por risco de desabamento. Agora, porém, foi revitalizado por engenheiros e está aberto, para a alegria de todos.
Linda vista do mirante da estrada |
Cabo da Boa Esperança. Lindo! |
Macaco relaxando no carro de um turista |
- Cabo Agulhas: Descendo mais um pouco do Cabo da Boa Esperança (cerca de 2 hs), você chega no Cabo Agulhas, aonde os oceanos Atlântico e Índico se encontram.
- Boulders Penguin Colony: Linda praia cheia de pinguins. Como eles estão no seu habitat natural, é mais lindo ainda. Você vê os pinguins interagindo, entrando no mar, descansando. Uma fofura.
Boulders e os pinguins! |
Mergulho com Tubarões
Dizem que mergulhar com tubarões é uma das partes mais divertidas de ir para a Cidade do Cabo. Como não sou muito fã de passeios radicais, principalmente os que envolvem tubarões brancos à minha volta, eu não fiz muita questão de fazer esse passeio. Porém, um santo aventureiro baixou no meu marido e ele resolveu que queria ir. Então lá fui eu.
O próprio hotel (o Westin) fez a nossa reserva com uma empresa de mergulho. Eles vieram nos buscar 4 hs da manhã no hotel e fomos de carro até Gansbaai, uma cidade umas 2 hs e meia da Cidade do Cabo. Chegando lá, a empresa explica como é o mergulho (durante a explicação decidi que não ia mergulhar, só observar). Pegamos um barco (relativamente pequeno) em um dia com muitas nuvens. Quando o barco saiu da terra, fiquei desesperada, pois balançava muito, muito mesmo. Achei que quando chegasse em mar aberto, melhoraria, mas me enganei. Só piorou. Demorou 15 minutos até meu marido começar a ficar enjoado. Nesse ponto eu só estava com muito medo, sem me mexer. Cada vez que uma onda vinha, eu achava que o barco ia virar. Os outros turistas (uns 15, contando com a gente) não pareciam estar muito preocupados. O meu medo passou quando fiquei enjoada. Eu e meu marido fomos para a parte aberta do barco e ficarmos lá contando os segundos para acabar. Quando chegou a nossa hora de mergulhar, não conseguimos, pois tínhamos que colocar a roupa de mergulho com o barco em movimento e a verdade é que não estávamos conseguindo nos mexer de tanto enjoo. Os outros turistas mergulharam, vomitaram, mergulharam de novo. Os tubarões brancos estavam do nosso lado, mas não ligávamos muito, pois o enjoo era pior ainda. Ficamos lá por 3 horas (sim, o mergulho dura 3 horas), contando os segundos para acabar. Pagamos 400 reais por pessoa para isso!!!! rsrs.
Ainda que não tivéssemos passado mal 3 horas seguidas, eu não teria mergulhado, pois as jaulas são super instáveis (se o barco balança, a jaula balança junto) e eu não senti uma sensação de segurança por parte da empresa. Existe, claro, a possibilidade de sermos fracos e moles para esse tipo de ventura radical. Conheço um casal que mergulhou e adorou, mas a minha experiência foi péssima. Pelo menos nos rendeu boas risadas depois.
Fuja enquanto é tempo :-) |
Conselho: Mergulhe apenas se você QUER mergulhar com um tubarão branco. Pense nele, grande, dentuço e ameaçador, bem do seu lado, e reflita se é isso o que você quer fazer. Se for mergulhar, leve uma cartela de dramins e escolha um dia com o mar calmo. Tente negociar o preço no hotel antes de pagar 400 reais como nós. Se você está em um hotel caro, eles cobram mais por achar que você tem mais dinheiro. Um casal de brasileiros que estava no nosso barco pagou a metade do preço.
Vinícolas
Gaste um ou dois dias, dependendo do tempo que você tem, para visitar as vinícolas próximas à Cidade do Cabo. Para descobrir as melhores rotas e estradas, entre no site a seguir:
http://www.capetown.travel/content/page/top-five-cape-town-wine-routes
As minhas vinícolas preferidas são:
- Groot Constantia: Perdi (ou ganhei) uma tarde deliciosa nessa fantástica vinícola. Super antiga (a mais velha do país) e histórica, recebe muitos turistas diariamente. Ande pelos vinhedos, faça um wine tasting (vinhos maravilhosos) e depois sente no restaurante para beber mais vinho e petiscar alguma coisa no meio da tarde. Recomendo uma incrível tábua de queijos com geléias, a melhor que já comi. O ambiente é familiar e muito bonito.
Antiga "Casa Grande" da Groot Constantia |
Restaurante da Groot Constantia |
- Delaire Graff: Ambiente perfeito para degustação e uma vista incrível, sensacional. Não deixe de ir.
Vista da Delaire Graff - Linda! |
Onde comer
Antes de qualquer coisa, um aviso! Os restaurantes fecham cedo na África do Sul!! Saia para jantar por volta de 20 hs, no máximo, senão você pode dar com a cara na porta :-(
- Moyo: Se você quer começar com uma comida africana tradicional, você não pode deixar de ir ao Moyo. Esse restaurante é amado entre os locais, não só na Cidade do Cabo, mas em Joanesburgo, Durban e em outras cidades. Na Cidade do Cabo, o restaurante fica a 20 min do centro, mas vale a pena. Não espere um cardápio clássico para os padrões brasileiros, norte-americanos, europeus. Você está na África e vai encontrar avestruz, rabo de boi (um pouco diferente da nossa rabada), camarões gigantes, entre outros. Para um prato tradicional e delicioso, peça o Bobotie (era o prato preferido do Mandela). Dica: deixe as mocinhas que trabalham no Moyo pintarem o seu rosto. A tinta sai com água. Eles consideram um ato de respeito às tradições africanas pintar o rosto. Fica lindo e rende ótimas fotos!
http://www.moyo.co.za/restaurant-moyo-blouberg/map.aspx
- The Roundhouse & Rumbullion: Com uma vista maravilhosa, esse restaurante alude a um dia de pequenique. As mesinhas são ao ar livre (escolha um dia bonito para ir) e as comidas simples, mas deliciosas. Tente o hambúrguer que é especialidade da casa, uma delícia!
Vista da Roundhouse & Rumbullion |
Camps Bay vista do Roundhouse & Rumbullion |
http://theroundhouserestaurant.com/rumbullion/
- La Colombe: Um restaurante requintado, fusion de comida francesa e asiática, perfeito. Ambiente maravilhoso e a comida é fantástica. Não esqueça de reservar com antecedência de pelo menos 3 semanas (sim, antes de viagem). No jantar, não aceita crianças com menos de 12 anos.
http://lacolombe.co.za
- Delaire Graff: Esse restaurante fantástico fica dentro da vinícola Delaire Graff. A vista é maravilhosa, já valeria o passeio. Como se não bastasse, a comida também é perfeita, a minha preferida da Cidade do Cabo. Marque com 3 semanas de antecedência e prefira almoçar lá, pois é um desperdício perder a vista das montanhas durante o dia. Ambiente nota mil, atendimento nota mil.
Restaurante da Delaire Graff |
Entrada! |
Prato principal do Delaire Graff |
Sobremesa! hmmmmm |
http://www.delaire.co.za/dining/the-delaire-graff-restaurant/
- Nobu: Não deixe de ir no famoso e requintado Nobu e não esqueça de reservar com antecedência. Talvez você encontre uma celebridade por lá!
http://www.noburestaurants.com/cape-town/experience/
- Paranga: Boa opção em Camps Bay, se você quer jantar com um ambiente mais lounge, na frente da praia.
http://www.paranga.co.za
- El Burro: Se você quer um jantar animado, descontraído e com uma esticadinha, vá no delicioso mexicano El Burro. A decoração é linda, a comida muito boa e o ambiente é ideal para beber tequila com muita animação!!! Fomos lá no Halloween desse ano e foi o máximo!! Pena que não pude beber tequila dessa vez.
El Burro |
Dia dos Mortos (Halloween) no El Burro |
http://elburro.co.za
- Arnolds: Para um ambiente aconchegante e uma carne maravilhosa, vá jantar no Arnolds, na badalada Kloof Street. Super aprovado, esse restaurante é amado pelos locais!
Arnolds |
http://www.arnolds.co.za
- Bacini's: Se você está procurando algo mais simples, mas movimentado, essa pizzaria é conhecida como a melhor de Cidade do Cabo. A pizza é simples, gostosa e o ambiente é bem descontraído, com uma varandinha bem agradável.
http://bacini.co.za
Dicas
- Não passe menos de 5 dias na Cidade do Cabo!! Você vai ver que a cidade tem muita, muita coisa para descobrir!!!
- Quando for almoçar na Delaire Graff, passe por Stellenbosch. Falar dessa linda cidadezinha, porém, é minha tarefa para o próximo post!!
Belas dicas! Parada obrigatória no ano que vem, quando for visitar vocês por aí!
ResponderExcluirObrigada, Felipe!! Vem sim!!! Vem antes do baby nascer!!!! Kkkkkkk
Excluir