Hoje vou falar de Santorini, uma ilha grega muito famosa, conhecida pelas suas belas paisagens e pelo seu romantismo!!
Santorini |
Tenho que dizer que Santorini me surpreendeu em todos os sentidos. Realmente é muito difícil não se render a clichês para falar dessa ilha. Linda, diferente e muito, muito romântica! Perfeita para lua-de-mel, sim, mas não deixe de conhecer essa maravilha da natureza se você não for casado ou se não tem namorado. A ilha é bem acolhedora e tenho certeza que vai encantar a todos! As vistas de tirar o fôlego, os restaurantes, os vinhos e os agitos, tudo é uma delícia!!
Linda vista de Santorini |
Chegando em Santorini
Para chegar a Santorini, peguei um high speed ferry (para ser mais específica, o Highspeed 5 da Hellenic Seaways) que saiu de Mykonos. A viagem foi bem tranquila, com o barco bem confortável e uma vista bem bonita lá fora. A viagem dura mais ou menos 3 horas, mas com a vista, passa bem rápido. No caminho, avistamos várias mini-ilhas, algumas habitadas e outras não, tudo muito diferente e peculiar.
Quando avistamos Santorini, ainda do ferry, lembro que não acreditei no que estava vendo. Apesar de ter visto algumas fotos da ilha, eu não estava preparada para tamanho espetáculo. A ilha é um bloco rochoso enorme (bem maior que Mykonos) e é habitada no seu topo, principalmente!!! Você vê uma pedra gigante com várias casinhas lá em cima e pensa: Como alguém explorou essa ilha pela primeira vez? Realmente incrível.
Santorini vista do mar |
O formato da ilha é decorrente de uma enorme erupção vulcânica que destruiu as primeiras civilizações lá assentadas, criando a caldeira geológica atual.
Por conta da diferente geografia da ilha, quando você chegar lá, vai perceber que terá que subir as estradas em zigue-zague para chegar a algum lugar habitável. Além disso, vai descobrir que não há táxis no porto, praticamente! Os turistas se aglomeram sem saber para onde ir e eu não consegui avistar nenhuma empresa de aluguel de carros lá. A dica é combinar com o seu hotel de te buscarem, costume super comum na ilha. Eu fiz isso, mas o porto é grande, bem lotado de turistas e demoramos uns 20 minutos até avistar um mini-ônibus com o nome do hotel escrito bem pequenininho, cheio de outros turistas.
Para chegar até o outro lado da ilha, onde está a maioria dos hotéis, demora um pouco (20 min, mais ou menos). Eu fiquei meio impaciente, achei que estava demorando muito e o ar-condicionado do ônibus simplesmente não existia! Um sufoco. Todos os turistas reclamaram, mas o motorista nem ligava.
Durante esse "passeio" até o outro lado da ilha, você vai perceber que Santorini, diferentemente de Mykonos, possui uma economia um pouco mais diversificada, não unicamente dependente do turismo. Atividades de agricultura, de subsistência em sua maioria, e vinícolas estão presentes em toda a ilha.
Onde ficar
As principais mini-cidades de Santorini são Oía (Lê-se "Ia") e Fira. Recomendo ficar em Oía, onde há restaurantes melhores, hotéis melhores, vistas melhores, mas onde a hospedagem é, também, mais cara. Fira, por sua vez, é conhecida por ter um agitinho noturno, com bares animados.
Em Oía, recomendo fortemente o hotel:
- Esperas Traditional Houses
Quem me recomendou esse hotel foi uma amiga de uma amiga e, desde que olhei o site pela primeira vez, quis ficar lá. Eu estava relutante, pois o preço é um pouco salgadinho, mas após a nossa hospedagem, posso dizer sem peso na consciência que vale a pena gastar um pouco mais pra ficar nesse hotel. Simplesmente amamos, acho que esse é o melhor hotel em que já fiquei na minha vida.
Os quartos (todos do hotel) têm uma vista de morrer e foram construídos dentro de uma caverna (isso mesmo). A sensação de dormir em uma caverninha é demais. Não me entenda mal, a "caverna" é bem limpa, com camas deliciosas, travesseiros ótimos, creminhos de banho super cheirosos e tem até uma mini-cozinha! Como se não bastasse, a varanda tem uma vista inesquecível. O lugar mais famoso para ver o pôr-do-sol em Santorini é em uma montanha do lado do hotel (tem a mesma vista). Ficávamos lá sentadinhos confortáveis na varanda bebendo vinho enquanto víamos um monte de gente se aglomerando na montanha ao lado!
Nós na nossa varanda do Esperas |
Que saudade dessa vista... |
Piscina do hotel |
O café da manhã do hotel era maravilhoso!!!! Como se não bastasse a vista, eles serviam um delicioso iogurte grego com mel de Creta, omeletes fresquinhos, pães quentinhos, queijos frescos, simplesmente divino.
Recomendo alugar um quadriciclo em Santorini. Apesar de a ilha ser bem maior do que Mykonos e ter mais carros circulando, optei pelo quadriciclo porque nós amamos andar nele com o vento e o sol batendo. É outro clima, bem mais "estou na Grécia" do que alugar um carro. Não deixe de conferir os freios e opte por um quadriciclo mais potente, uma vez que Santorini é uma ilha maior e mais montanhosa se comparada a Mykonos, exigindo mais do veículo. Tem um estacionamento do lado do hotel, bem tranquilo (para carros e quadriciclos). O próprio hotel ligou para uma empresa de aluguel de quadriciclos e um funcionário levou-o até o Esperas.
Se não quiser ficar no hotel Esperas, recomendo ficar em outro hotel no estilo "cave houses". Vale muito a pena ter a experiência de pensar que você está dormindo aonde já foi realmente uma caverna! A atmosfera é muito diferente e especial.
Se não quiser ficar no hotel Esperas, recomendo ficar em outro hotel no estilo "cave houses". Vale muito a pena ter a experiência de pensar que você está dormindo aonde já foi realmente uma caverna! A atmosfera é muito diferente e especial.
O que fazer
- Oía
Quando chegar, dê uma volta pela vila de Oía. É menos labiríntica do que Mykonos, mas mais acidentada. Suas pernas vão ficar fortes de tanto subir e descer ladeiras!! Você vai se encantar com os hotéis descendo o penhasco, a vista do mar Egeu e a Caldeira!! Lá você também vai perceber que já viu aquele lugar em algum cartão postal ao longo da sua vida: as casinhas brancas e igrejas de cúpulas azuis são parte da identidade de Santorini, realmente lindo.
A rua principal, onde fica a maioria dos restaurantes, é mais retinha, possibilitando um descanso às pernas. Passeie pela vila (à pé se ficar no hotel Esperas) e sinta o clima! Faça um "reconhecimento" do local, dos restaurantes (fofíssimos) e das lojinhas locais. Normalmente, não sou fã de lojinhas de artesanato, mas as de Santorini são bem bonitas, com algumas peças encantadoras. Comprei um burrinho lindo de cerâmica que enfeita a minha sala de estar atualmente.
Como pra gente era muito conveniente ir à pé, acabamos jantando alguns dias em Oía. Delícia pura! Aproveitamos bem todo o clima romântico e a excelente gastronomia de lá!!
- Thira (Fira)
Segunda vila mais importante de Santorini, Fira é bem interessante, com seus penhascos multicoloridos, diversos bares e restaurantes. Andamos por Fira por um dia apenas, e me arrependo de não ter explorado mais a cidadezinha. Muita gente comete o erro de ficar apenas em Oía, porque realmente nem dá vontade de sair, rs, mas é bom ter em mente que a ilha de Santorini tem várias coisas interessantes, não somente Oía. A dica é pegar o seu quadriciclo e explorar!
Vá para o museu arqueológico de Fira, perto do cable-car. Lá você vai observar várias esculturas gregas e romanas.
- Pôr-do-sol
Pode parecer estranho que isso seja um programa em Santorini, mas é. Assistir o pôr-do-sol é a atividade mais importante do dia e todo mundo planeja esse momento com muito cuidado para não perdê-lo. De fato, o entardecer em Santorini é magnífico, um dos mais bonitos que já vi. Você vai tirar mil fotos e, ainda assim, vai sentir muita saudade depois.
Na Grécia, o sol se põe no mar, o que não estamos acostumados a ver no Brasil (depois de pensar um pouco, entendi por quê). Isso, somado ao fato de que o sol reflete no mar (que mais parece um lago, super calminho) e nas casas brancas, possibilita um pôr-do-sol maravilhoso, de filme mesmo. Como eu disse antes, muitas pessoas se aglomeram em lugares estratégicos para presenciar o momento.
Eu passei o final da tarde em vários lugares da ilha e tenho que dizer que o melhor deles foi a varanda do meu hotel! Com uma taça de vinho na mão (claro!), pudemos acompanhar com privacidade total o sol e o seu espetáculo.
- Ammoudi
Do nosso hotel, podíamos ver a pequenina praia de Ammoudi, com suas águas super cristalinas. Vá até lá (pode dar um trabalhinho para descer), caminhe pela praia envolta dos penhascos, nade um pouco e depois jante em um dos restaurantes de lá. Perfeito programa para o final de tarde.
- Velejar
Esse foi um dos programas que mais gostei em Santorini, é imperdível! Logo que você chegar na ilha, vai reparar que existem três tipos de barco fazendo esse passeio: um maior (umas 70 pessoas), um médio (umas 20) e um pequeno (2 casais, no máximo). Escolha o médio e agende no hotel mesmo. Tem a opção de manhã e no final da tarde. Eu escolhi de tarde, quando o sol está mais baixo e o calor se dissipa um pouco.
O barco, que normalmente começa o passeio em Ammoudi, leva você para as águas quentes e amarelas do vulcão (a razão do amarelo é o enxofre presente na água por causa da erupção vulcânica do passado), para a Red Beach e para a White Beach. As águas amarelas me incomodaram um pouco, pois achei muito quente e com cheiro forte por causa do enxofre, mas é muito bonito lá, de qualquer forma. As duas praias são ótimos pontos para um mergulho de snorkel. Vi vários peixes lindos!!
Nesse passeio de barco, você passa por uma parte grande da ilha e, assim, vê muitas paisagens legais. No início, o condutor vai com o motor ligado, então o barco não balança tanto, mas depois ele desliga tudo e começa a velejar!! É emocionante, pois balança um pouco fortinho em alguns momentos, muito legal! Não deixe de aproveitar a rede na parte da frente do barco. Você deita lá e a água do mar bate em você por baixo, uma delícia!!
Para o barco, não esqueça de levar protetor solar, roupa de banho e uma troca de roupa, pois você com certeza vai se molhar.
- Perissa Beach
Perissa é uma praia deliciosa de areia preta, com uma clima bem aconchegante. Tem cadeiras de praia e vários restaurantes gostosos, principalmente os de frutos do mar. Achei o mar de Perissa delicioso, acho que foi onde eu mais gostei de nadar na Grécia. Passamos o dia lá, praticamente, entre mergulhos e descansos embaixo do guarda-sol. Perfeito.
- Kamari Beach
Próxima a Perissa, Kamari Beach é uma longa praia de areia negra com clima muito relaxado também e vários restaurante e bares. Aproveite para nadar também, muito agradável o clima.
- Vinícolas
Quando chegar, dê uma volta pela vila de Oía. É menos labiríntica do que Mykonos, mas mais acidentada. Suas pernas vão ficar fortes de tanto subir e descer ladeiras!! Você vai se encantar com os hotéis descendo o penhasco, a vista do mar Egeu e a Caldeira!! Lá você também vai perceber que já viu aquele lugar em algum cartão postal ao longo da sua vida: as casinhas brancas e igrejas de cúpulas azuis são parte da identidade de Santorini, realmente lindo.
Oía |
Não parece cartão postal? |
Oía de noite! Linda demais! |
Como pra gente era muito conveniente ir à pé, acabamos jantando alguns dias em Oía. Delícia pura! Aproveitamos bem todo o clima romântico e a excelente gastronomia de lá!!
- Thira (Fira)
Segunda vila mais importante de Santorini, Fira é bem interessante, com seus penhascos multicoloridos, diversos bares e restaurantes. Andamos por Fira por um dia apenas, e me arrependo de não ter explorado mais a cidadezinha. Muita gente comete o erro de ficar apenas em Oía, porque realmente nem dá vontade de sair, rs, mas é bom ter em mente que a ilha de Santorini tem várias coisas interessantes, não somente Oía. A dica é pegar o seu quadriciclo e explorar!
Vá para o museu arqueológico de Fira, perto do cable-car. Lá você vai observar várias esculturas gregas e romanas.
- Pôr-do-sol
Pode parecer estranho que isso seja um programa em Santorini, mas é. Assistir o pôr-do-sol é a atividade mais importante do dia e todo mundo planeja esse momento com muito cuidado para não perdê-lo. De fato, o entardecer em Santorini é magnífico, um dos mais bonitos que já vi. Você vai tirar mil fotos e, ainda assim, vai sentir muita saudade depois.
Precisa de legenda? |
Maravilhoso |
Anoitecer |
Pessoal querendo ver o sol se pôr! |
Vale ir até a beira do penhasco para tirar uma foto? |
Alguém já cansou de pôr-do-sol? |
Do nosso hotel, podíamos ver a pequenina praia de Ammoudi, com suas águas super cristalinas. Vá até lá (pode dar um trabalhinho para descer), caminhe pela praia envolta dos penhascos, nade um pouco e depois jante em um dos restaurantes de lá. Perfeito programa para o final de tarde.
Ammoudi |
Esse foi um dos programas que mais gostei em Santorini, é imperdível! Logo que você chegar na ilha, vai reparar que existem três tipos de barco fazendo esse passeio: um maior (umas 70 pessoas), um médio (umas 20) e um pequeno (2 casais, no máximo). Escolha o médio e agende no hotel mesmo. Tem a opção de manhã e no final da tarde. Eu escolhi de tarde, quando o sol está mais baixo e o calor se dissipa um pouco.
O barco, que normalmente começa o passeio em Ammoudi, leva você para as águas quentes e amarelas do vulcão (a razão do amarelo é o enxofre presente na água por causa da erupção vulcânica do passado), para a Red Beach e para a White Beach. As águas amarelas me incomodaram um pouco, pois achei muito quente e com cheiro forte por causa do enxofre, mas é muito bonito lá, de qualquer forma. As duas praias são ótimos pontos para um mergulho de snorkel. Vi vários peixes lindos!!
Passeio de barco |
Red Beach |
No barco |
Redinha na frente do barco |
- Perissa Beach
Perissa é uma praia deliciosa de areia preta, com uma clima bem aconchegante. Tem cadeiras de praia e vários restaurantes gostosos, principalmente os de frutos do mar. Achei o mar de Perissa delicioso, acho que foi onde eu mais gostei de nadar na Grécia. Passamos o dia lá, praticamente, entre mergulhos e descansos embaixo do guarda-sol. Perfeito.
Perissa Beach |
Perissa, super relax |
Que delícia de água! |
Próxima a Perissa, Kamari Beach é uma longa praia de areia negra com clima muito relaxado também e vários restaurante e bares. Aproveite para nadar também, muito agradável o clima.
Areia negra!! |
- Vinícolas
Pode ser bem interessante passar um dia visitando as vinícolas em Santorini. Não esqueça, porém, que elas fecham cedo (17 horas já estão fechadas). Melhor ir logo depois do almoço. Dica: não beba demais se estiver de quadriciclo!! As distâncias em Santorini não são muito pequenas, é uma ilha grande.
Recomendo:
- Boutari: Ótimos vinhos.
http://www.boutari.gr
- Esfoliação com peixinhos
Alguns spas de Santorini possuem uma técnica de esfoliação dos pés que usa peixinhos de verdade. Esse tipo de peixe come as impurezas dos pés, fazendo apenas cócegas (mordidinhas). Depois de uns 2 minutos, você não sente mais nada e o "tratamento" fica bem relaxante!
À primeira vista, essa moda me pareceu muito esquisita e um pouco nojentinha. Mas como o meu pé estava muito áspero, resolvi experimentar!! rsrs.
O que não fazer
Os burros são animais muito utilizados por comerciantes locais, que oferecem os pobres animais, em troca de dinheiro, para carregarem turistas por mais de 500 degraus até Fira. Por causa disso, o burro é um símbolo de Santorini.
Como falei anteriormente, comprei um burrinho de cerâmica em uma loja de artesanato local, primeiro porque achei fofo, mas também para cuidar de um burro da ilha, já que todos são muito maltratados, na minha opinião.
Eu recomendo não fazer o "passeio de burros", pois além de ser uma crueldade com os animais, alimenta esse tipo de comércio ultrapassado. Protejamos os animais.
Se quer interagir com um animal fofo de Santorini, brinque com os gatinhos, abundantes na ilha e muito fofos!
O que comer
Antes de começar a falar dos restaurantes, acho importante enfatizar que a gastronomia local é muito rica e, por isso, vale a pena experimentar os pratos típicos de Santorini.
Destaco a fava, pasta deliciosa feita com grãos, presente na maioria dos restaurantes da ilha. Uma delícia para pedir de entrada ou mesmo para acompanhar os pratos. Não deixe de provar. Também vale provar os tomatokeftes, saborosos bolinhos de tomate fritos, e o chloro, um cream cheese preparado por muitas famílias que moram em Santorini.
Agora vamos aos restaurantes!!
- Lotza Restaurant
Esse restaurante de Oía não tem site, mas é super familiar e aconchegante. Foi onde comi a melhor pasta de favas em Santorini. A moussaka também estava maravilhosa! Recomendo!
- Selene
http://www.selene.gr/about.aspx
Um restaurante excelente na vila de Pyrgos. Possui um menu normal e um de mezes (tapas gregas)! Vale a pena experimentar!
- Pelekanos
http://www.pelekanosrestaurant.gr
Um restaurante com uma vista linda, com um ambiente super agradável, bem no centro de Oía. A comida estava bem gostosa, mas tenho que admitir que o que me ganhou nesse pequeno restaurante foi a vista! Vale a pena.
O que beber
Tirando os vinhos, que são todos fantásticos, recomendo uma coisa diferente em Santorini: cerveja!!
A marca local é a Yellow Donkey, com seus três sabores deliciosos, yellow, red e crazy. Eu amo vinho, mas abri mão algumas vezes para beber essa cerveja, que é maravilhosa!!
Sorte
Em Santorini, dizem que duas coisas dão sorte:
- Ver os famosos lagartos (não são tão grandes, vai...) andando pela ilha. Teve um dia que um lizzard safado entrou na nossa varanda do hotel e eu, desesperada, liguei para a recepção. Veio uma moça grega sorridente que achou um absurdo eu querer matar o lagartinho, disse que eu teria anos de azar. Ok, não matamos, ele ficou por lá. Espero que esteja me dando sorte!
- Nadar nas praias de areia preta. Li isso em um blog, mas não sei a procedência nem se é verdade! Por via das dúvidas, não custa nadar!!!
Espero que um dia você vá a Santorini e volte amando o lugar, assim como eu!!
Efharisto (obrigada em grego)!
:-D
Uvas de Santorini |
- Boutari: Ótimos vinhos.
http://www.boutari.gr
- Esfoliação com peixinhos
Alguns spas de Santorini possuem uma técnica de esfoliação dos pés que usa peixinhos de verdade. Esse tipo de peixe come as impurezas dos pés, fazendo apenas cócegas (mordidinhas). Depois de uns 2 minutos, você não sente mais nada e o "tratamento" fica bem relaxante!
À primeira vista, essa moda me pareceu muito esquisita e um pouco nojentinha. Mas como o meu pé estava muito áspero, resolvi experimentar!! rsrs.
Quem tem coragem? |
Os burros são animais muito utilizados por comerciantes locais, que oferecem os pobres animais, em troca de dinheiro, para carregarem turistas por mais de 500 degraus até Fira. Por causa disso, o burro é um símbolo de Santorini.
Como falei anteriormente, comprei um burrinho de cerâmica em uma loja de artesanato local, primeiro porque achei fofo, mas também para cuidar de um burro da ilha, já que todos são muito maltratados, na minha opinião.
Eu recomendo não fazer o "passeio de burros", pois além de ser uma crueldade com os animais, alimenta esse tipo de comércio ultrapassado. Protejamos os animais.
Se quer interagir com um animal fofo de Santorini, brinque com os gatinhos, abundantes na ilha e muito fofos!
O que comer
Antes de começar a falar dos restaurantes, acho importante enfatizar que a gastronomia local é muito rica e, por isso, vale a pena experimentar os pratos típicos de Santorini.
Destaco a fava, pasta deliciosa feita com grãos, presente na maioria dos restaurantes da ilha. Uma delícia para pedir de entrada ou mesmo para acompanhar os pratos. Não deixe de provar. Também vale provar os tomatokeftes, saborosos bolinhos de tomate fritos, e o chloro, um cream cheese preparado por muitas famílias que moram em Santorini.
Agora vamos aos restaurantes!!
- Lotza Restaurant
Esse restaurante de Oía não tem site, mas é super familiar e aconchegante. Foi onde comi a melhor pasta de favas em Santorini. A moussaka também estava maravilhosa! Recomendo!
- Selene
http://www.selene.gr/about.aspx
Um restaurante excelente na vila de Pyrgos. Possui um menu normal e um de mezes (tapas gregas)! Vale a pena experimentar!
- Pelekanos
http://www.pelekanosrestaurant.gr
Um restaurante com uma vista linda, com um ambiente super agradável, bem no centro de Oía. A comida estava bem gostosa, mas tenho que admitir que o que me ganhou nesse pequeno restaurante foi a vista! Vale a pena.
O que beber
Tirando os vinhos, que são todos fantásticos, recomendo uma coisa diferente em Santorini: cerveja!!
A marca local é a Yellow Donkey, com seus três sabores deliciosos, yellow, red e crazy. Eu amo vinho, mas abri mão algumas vezes para beber essa cerveja, que é maravilhosa!!
Yellow Donkey |
Em Santorini, dizem que duas coisas dão sorte:
- Ver os famosos lagartos (não são tão grandes, vai...) andando pela ilha. Teve um dia que um lizzard safado entrou na nossa varanda do hotel e eu, desesperada, liguei para a recepção. Veio uma moça grega sorridente que achou um absurdo eu querer matar o lagartinho, disse que eu teria anos de azar. Ok, não matamos, ele ficou por lá. Espero que esteja me dando sorte!
- Nadar nas praias de areia preta. Li isso em um blog, mas não sei a procedência nem se é verdade! Por via das dúvidas, não custa nadar!!!
Espero que um dia você vá a Santorini e volte amando o lugar, assim como eu!!
Efharisto (obrigada em grego)!
:-D
estou montando minha viagem para Grecia e amei suas dicas as melhores, queria saber se nos ferri posso entrar com carro, e se voce acha que eu alugue um carro em mikonos e leve ele para santorine, como já temos uma idade estamos com medo de alugar um triciclo, obrigada bjs.
ResponderExcluir