terça-feira, 28 de outubro de 2014

Cidade do México!!!!

Hoje, a pedidos, vou falar da Cidade do México!

Cidade do México
Quem pensa que só vale a pena visitar o México para conhecer as praias está muito enganado. Sei de muita gente que fica apenas um dia na Cidade do México porque é aonde está o principal aeroporto. Acho que quem faz isso pode acabar perdendo a oportunidade de conhecer uma das cidades mais interessantes do mundo!!! Me surpreendi bastante com a Cidade do México! Foi uma expediência fantástica e tenho muita vontade de voltar!

O que tem de interessante na Cidade do México? Na minha opinião, o que diferencia a Cidade do México da maioria das cidades mexicanas com praias é a autenticidade. Ao contrário de muitas praias, que são verdadeiros parques de diversões para turistas, a capital do México tem menos turistas, museus maravilhosos, uma vida noturna e cultural super agitada, mercados de rua, bebidas incríveis, sorvetes muito saborosos, charme, elegância, lojas incríveis e muita, muita comida gostosa!!!

Centro da Cidade do México
Vibrante!
Um dos vários mercados de rua da cidade
Eu no famoso Anjo
Nós e o Anjo
Onde ficar

Eu não recomendo o hotel em que fiquei na Cidade do México. Se eu fosse hoje novamente, ficaria no bairro Polanco, lindo e charmoso, cheio de lojas de grife e de bons restaurantes e cafés, super moderno.

Um hotel muito bem recomendado em Polanco é o Hyatt Regency Mexico City.

http://mexicocity.regency.hyatt.com/en/hotel/home.html

Outro bairro interessante para se hospedar é a chamada Zona Rosa, com muito agito, inclusive para gays, lésbicas e afins.

Onde comer

Café da manhã

O café da manhã mexicano talvez seja um dos menos convencionais e mais reforçados do mundo. Você vai perceber que os mexicanos amam tortilhas, tortilhas e tortilhas. As tortilhas (no café da manhã!!!) vêm acompanhadas por feijões, muita pimenta, ovos, queijos, carne e até peixe. Uma dica importante para quem vai para o México é não ir com tanta sede ao pote. Como muita gente não está acostumada com tanta pimenta e com comidas pesadas no café da manhã, acabam se assustando e passando mal nos primeiros dias de viagem. Eu achava que isso era frescura, pois estou acostumada a comer de tudo e nunca passei mal em viagens, mas fiquei bem indisposta nos primeiros dias, para a minha surpresa. O conselho é experimentar tudo, mas moderadamente, rs.

Até porque para comer um delicioso desayuno mexicano, ovos (bem apimentados!) não podem faltar. Os mexicanos são os maiores consumidores de ovos do mundo. Portanto, responder a pergunta "Como você quer os seus ovos?" pode não ser tão fácil na Cidade do México como no resto do mundo. Veja algumas formas típicas de consumo no país (fonte: Culinary Backstreets).

- Ovos revoltos (huevos revoltos): mexidos com ingredientes a gosto, como presunto, chorizo, linguiça ou vegetais. Os ovos revoltos à mexicana levam, normalmente, cebola, pimentas (chillis) e tomates;

- Ovos separados (huevos divorciados): dois ovos com gema mole, um com molho de salsa verde e outro com salsa vermelha;

- Ovos rancheros: fritos e servidos em cima de tortilhas de milho com feijões e com a salsa de sua preferência;

- Al albañil: mexidos e servidos com molho vermelho super picante e queijo fresco;

- Afogados: pochés, com salsa verde ou vermelha.

A Cidade do México tem deliciosos cafés, com ótimas opções de desayunos:

- El Cardenal: delicioso café da manhã no centro histórico. Uma delícia.

http://restauranteelcardenal.com/

- Casa Portuguesa: ambiente super fofo com café da manhã maravilhoso, com várias opções de ovos, omeletes e pratos típicos fantásticos. Não deixe de ir!

http://www.casaportuguesa.rest/concepto/

- Moustaches Bistrot: ambiente lindo também, excelente para tomar um café da manhã sem pressa e muito gostoso!

http://www.moustachesbistrot.com

Almoço 

- El Lago de los Cisnes: Se você está buscando uma refeição típica mexicana, com tacos incríveis, recomendo fortemente esse restaurante. O ambiente é super familiar e simples. Quando você chega lá, nem imagina que tem uma das comidas mais deliciosas da cidade!! Peça uma cebola torrada de entrada, seguida por vários tacos (peça o al pastor, mais típico e mais gostoso - carne de porco, chilli e abacaxi), um guacamole e, para acompanhar, uma água de horchata, uma bebida típica de arroz com leite, canela e baunilha. Parece estranho, mas não deixe de pedir, pois depois você vai lembrar com saudade e ficar com desejo, como eu.

Outra opcão de entrada muito gostosa e típica é o chincharron de queso, um rolinho com queijo delicioso!!!

Eu no Lago de los Cisnes
Tacos!!!
Taco al pastor! 
Quando entrar no site do restaurante, não desanime quando se deparar com uma foto de um entregador na moto. É engraçado (eu ri) e passa uma impressão de simplicidade exagerada, mas faz parte do ambiente típico, rs. Não deixe de ir nesse restaurante.

http://www.ellagodeloscisnes.com

- Sushi-Itto: Se você cansou de tacos, mas não quer desistir da comida mexicana, recomendo o delicioso Sushi-iito, um restaurante japonês fusion, super diferente, com sushis de pimenta e guacamole. Eu tinha muito preconceito no início (assim como o Lago de los Cisnes, é um lugar simples), mas esse é um restaurante que os mexicanos adoram e frequentam, principalmente para almoçar, então fiz um "esforço" e provei. É uma delícia, não me arrependi nem por um minuto e só de lembrar me dá água na boca.

Sushi-Itto!
Na minha opinião, não adianta ir no melhor restaurante recomendado pelo guia turístico, se você não é capaz de provar a comida verdadeira do lugar que está visitando. Muitas vezes você pode se surpreender!!

http://www.sushi-itto.com.mx/index.asp

Noite

Se você quer sair para jantar maravilhosos tacos, mas também quer dar uma "esticadinha" e continuar bebendo umas cervejinhas depois, não há melhor lugar do que La Condesa, um lugar super badalado, estilo meio Ipanema de noite, com vários bares e restaurantes. Mais uma vez, vou recomendar um lugar simples (se você quer um restaurante chiquérrimo com vinho, não vá lá), mas simplesmente fantástico.

- El Tizoncito: melhores tacos ever!!!!!!! Acompanhar com uma cerveja Pacifico, Negra Modelo, uma Montejo ou uma Dos Equis, por favor! Existem várias filiais na Cidade do México, mas vá para La Condesa, o melhor de todos, super movimentado!!

El Tizoncito!
Maravilhosos tacos al pastor do Tizoncito!
http://www.eltizoncito.com.mx

Quem me conhece sabe que também gosto dos restaurantes mais requintados, mas na Cidade do México eu fiquei fascinada pelos lugares tipicamente mexicanos, mais simples, onde se come o que eles comem lá. Talvez seja porque o meu marido morou na Cidade do México por muitos anos e me levou em lugares que ele frequentou e, assim, pude entender mais sobre a cidade e o modo de vida dos mexicanos. Claro que não estou dizendo que eles não vão a um restaurante mais chiquezinho, mas quero dizer que ir à Cidade do México e não comer tacos al pastor é quase o mesmo que ir ao Rio e não ir ao Belmonte comer um pastel de camarão e tomar um chope na pressão!!! É o mesmo que ir a Itália sem tomar um vinho da casa com macarrão ou ir à Espanha e não comer paella! :-D

Se enjoar de tacos, recomendo:

- La Mansion: um restaurante de carnes muito querido pelos mexicanos. Peça uma arrachera, que é o corte favorito dos locais. O corte é bastante saboroso, porém não é tenro como um filé.

http://www.lamansionmex.com/

Só você cansar de comer delícias típicas, a Cidade do México tem centenas de boas opções de cozinha internacional!

- Spuntino: um excelente restaurante argentino com um toque italiano em Polanco!

No Spuntino
http://www.grupomalazzo.com/spuntino.html

Molhos de Pimenta!

Aproveite para experimentar todos os molhos de pimenta que você aguentar! Um mais gostoso que o outro, apimentados, mas principalmente, muito saborosos!

O meu preferido (até trouxemos um pra casa, pois meu marido era fã quando morava no México) é a salsa Valentina.

Salsa Valentina
Pimentas, pimentas, pimentas!!!
Outras dicas

- Não pegue táxi na rua. Peça um no hotel ou no restaurante, pois os taxistas mexicanos não são muito conhecidos pela sua honestidade;

- Metrô: O metrô é bem baratinho, mas talvez seja até demais, porque achei o ambiente um pouco estranho. Pode andar, mas durante o dia.

- Sorvetes: experimente muitos sorvetes na Cidade do México! Eles são deliciosos!!! Vá na sorveteria ROXY (Polanco e La Condesa), perfeita!!!

Sorveteria Roxy, super clássica na cidade
- Os cachorros mexicanos são muito fofos, rs, para quem interessar.

Cachorro mexicano descansando em Coyoacan

Ok, algumas dicas turísticas

Não deixe de ir:

- Museu de Antropologia (dentro do Parque de Chapultepec): Maravilhoso. Impossível ir para a Cidade do México e sair de lá sem saber sobre a sua curiosa origem e construção. A Cidade do México foi construída em cima do antigo sítio da capital asteca Tenochtitlan após a conquista pelas forças espanholas lideradas por Hernán Cortez. O curioso é que Tenochtitlan foi construída sobre um lago e, por isso, a Cidade do México está, atualmente, "afundando" ou entortanto em alguns lugares.

Antiga Tenochtitlan
Museu de Antropologia
- Palácio de Bellas Artes: teatro importante e muito bonito (inclusive por fora), tem importantes peças, a maioria delas com temas folclóricos mexicanos.

Palácio de Bellas Artes
- Coyoacan: sente em um dos bares e coma uns tacos com uma michelada!!! Perfeito! Vá também, se gostar, para o mercado de artesanato. Bem interessante.

Coyoacan, eu e minha Michelada!
Coyoacan = Lugar del Coyote!!
Coyoacan de tarde
Tacos com feijão em Coyoacan. Uma delícia!
Passeando
Mercado artesanal de Coyoacan
- Ande pela rua Reforma (super arborizada, linda), passando pela Zona Rosa, Roma, Chapultepec, Centro Histórico etc. A Reforma é a rua "artéria" da cidade, super importante.
- Centro histórico/Zócalo/Palácio Nacional (neste último, lindos murais de Diego Rivera).
- Xochimilco: bem ao sul da cidade, um ponto turístico em que as pessoas podem passear por canais em balsas simpáticas, principalmente durante durante o dia.
- Lago Chapultepec: dentro do parque Chapultepec, muito bonito e tem um restaurante. Bom para andar em volta e descansar no final da tarde.
- Passeie por Polanco durante o dia, pare nos cafés e entre nas lojas!
- Faça um day trip para as pirâmides (restaurante bom lá dentro).
- Visite as ruínas no meio da cidade (museu a céu aberto). Leia tudo e você vai se encantar com as civilizações antigas e com os seus rituais.

Museo de Templo Mayor. Maravilhoso, a céu aberto. Uma das mais completas ruínas de Tenochtitlan.
Ruínas. Interessantíssimo.
Fascinante!
- Se quiser levar um souvenir para casa, leve um Mezcal, bebida típica destilada que lembra a tequila (também é feita de agave) com um verme no fundo. "Beber" o verme dá sorte, dizem. Outra boa lembrança é a Catrina, a famosa caveirinha bem vestida que comemora o Dia dos Mortos.

Meu marido sempre diz que ir ao México sem conhecer a Cidade do México é um desperdício imperdoável!!!!

Não deixe de ir à Cidade do México! Você vai se apaixonar!!!!!


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Montreal e Mont-Tremblant!!!!!!

Como falei na semana passada sobre Nova Iorque, resolvi esticar com Montreal e Mont-Tremblant, pois, juntas, essas três cidades podem formar um excelente roteiro para as férias de inverno (quem vai esquiar?!!) no hemisfério norte, que estão chegando!!! Se, assim como eu, você ama viagens com frio, neve, muito vinho, chocolate quente e café, você vai amar esse post!

Mont-Tremblant no final da tarde - mar/13
Uma das coisas mais gostosas de fazer esse roteiro é a parte que você passa no carro, vendo as paisagens deliciosas de neve, que não temos no Brasil. Eu amo viajar de carro, ainda mais se você gravar uns cds para ouvir na estrada. Depois você ouve as músicas e lembra da viagem :-) Essa estrada, pra mim, teve muito gosto de The National e do Soundtrack da Amelie.

Vista do nosso carro - mar/13
Nossa ladybug admirando a paisagem - mar/13
Essa viagem foi uma das mais legais que fiz na minha vida e, juntando com NY, ficou perfeito.

NY-MONTREAL

Saindo de Nova Iorque, é bem fácil chegar a Montreal de carro. Você vai demorar umas 6 ou 7 horas, dependendo da sua velocidade e das condições climáticas, mas a estrada é muito boa, então não há com o que se preocupar. Em alguns momentos, você vai perceber que a paisagem está ficando inóspita, mas não se preocupe, é assim mesmo.

Ficar 3 noites em Montreal e 2 em Mont-Tremblant está ótimo!!!

MONTREAL

Chegando em Montreal, você vai achar a cidade linda e fria (se for no outono ou inverno), mas vale a pena. O charme do francês com o inglês me ganhou logo de primeira. Impossível não se encantar com a fachada do Starbucks com os dois idiomas, com as placas dos carros mais charmosas do mundo (Je me souviens, que significa "Eu me lembro" e é uma alusão à origem francófona) e por aí vai. Como é muito frio no inverno, você vai perceber que existe uma cidade subterrânea (não é exagero), com vários andares,  com shoppings, lojas, restaurantes, fast foods, tudo embaixo, ligando as estações de metrô. No inverno, as pessoas ficam mais embaixo do que em cima, rsrs. Porém, não desanime com isso. Se agasalhe bem e vá aproveitar a linda e charmosa cidade de Montreal.

Montreal
Mistura de línguas
Eu e a linda Montreal
Um pouquinho do subterrâneo de Montreal
Onde ficar

Eu indico:

- Best Western Ville Marie. Apesar de ser um Best Western, esse hotel é muito confortável, limpo e bonitinho e lembro que a minha cama era deliciosa, com travesseiros excelentes. Vale a pena.

Como vocês vão perceber, tenho preferência por hotéis limpos e confortáveis, na sua maioria. Seguindo com as minhas comparações com os hotéis da rede Accor, posso dizer que esse hotel é mais para um Mercure do que para um Ibis. A vizinhança também é agradável, fácil de pegar o metrô.

Apesar da facilidade do metrô ajudar, Montreal é uma cidade que dá para andar muito à pé, com algumas exceções.

O que comer

O que não falta em Montreal são boas opções para comer!!!

Café da manhã

Muitos já devem ter ouvido falar em maple (árvore típica canadense, com uma folha de formato bem peculiar). Se você fizer um esforço para lembrar, vai perceber que essa folha está bem no meio da bandeira do Canadá. Pois bem. Não deixe de experimentar (e comprar para levar para casa) o delicioso, maravilhoso e original maple syrup canadense. Coma um waffle com maple syrup em Montreal e você vai perceber que todos os syrups que você comeu na vida eram ruins, rs.

- Bagatelle Bistrô: Um ótimo lugar para um bom petit dejéuner ou um brunch. Croissants deliciosos, ovos fantásticos e crepes para ninguém botar defeito.

http://www.bagatellebistro.com/

- La Bête Pain: Croissants ótimos e um lugar bem tradicional da cidade.

http://www.labeteapain.com/

Poutine

O prato típico de Montreal é o famoso Poutine. A base é a batata frita, misturada com diversos molhos e queijos, com variações de carnes e vegetais. Quando você olhar para um Poutine pela primeira vez (talvez agora), provavelmente vai achar uma mistureba e não vai entender como esse prato é tão amado no Québec. Porém, principalmente se estiver frio, a sua opinião vai mudar quando provar, que é exatamente o que aconteceu comigo. O Poutine é um prato maravilhoso, que cai muito, muito bem no frio e renova as energias, além de ser divertido de comer e render ótimas fotos!!!

Poutine!!!! Voilà!!!
Meu marido assustado com o Poutine :-D
- Resto la Banquise: Tem o melhor poutine da cidade, frequentado pelos verdadeiros québécoises. E põe frequentado nisso. O restaurante está sempre cheio. Bem simples e bem familiar. Quando eu cheguei, pensei que não daria certo, mas me enganei feio!!! rsrs. O poutine realmente é maravilhoso, com mil variações (pedi um super apimentado, delicioso), para todos os gostos!! Foi uma refeição particularmente confortante, uma vez que foi a noite mais fria que eu já vivenciei (estava -20 e poucos graus). Para não congelar, pare bem pertinho da porta do restaurante, rsrs, e volte para o carro correndo!!!! :-D

Poutine do La Banquise, com muito chilli!!!
Nós e os poutines
http://labanquise.com/

- Le 3 Brasseurs - É um restaurante de cadeia, com carinha de pub, muito gostoso para comer um poutine super clássico (bem cremoso, uma delícia!) com cerveja para acompanhar, no jantar. Você não vai se arrepender de ir nesse charmoso lugar. Aqui você vai achar alguns turistas, mas também muitos locais, uma vez que essa é uma das redes preferidas do pessoal de Québec!!!

Clássico poutine do Les 3 Brasseurs, muito cremoso, delícia!
http://www.les3brasseurs.com/

A cerveja

Para acompanhar um Poutine (e qualquer outra coisa no Québec), nada melhor que a cerveja Boréale, típica de lá. Não deixe de experimentar, o sabor é marcante e original, e além disso, tem um ursinho polar fofo no logo. Abuse dessa cerveja enquanto estiver no Québec, porque depois você vai se sentir como eu, saudosa e contemplativa quando lembrar dela, rs.

Cerveja Boréale e o urso polar!
http://www.boreale.com/fr

Jantar

Como nem só de poutine vive um québécoise, está aqui a dica do meu restaurante preferido de Montreal:

- L'Express: Um lindo bistrô bem estilinho francês, maravilhoso!! O cardápio é super confort e o ambiente ideal para pedir um vinho. Eu comi um risoto de camarão que estava fantástico e foi perfeito com o frio da noite!! Para esquentar, bem aconchegante.

http://restaurantlexpress.ca/

Não deixe de ir

- Vá para o Parc du Mont Réal (onde fica o monte que dá nome à cidade), muito bonito. Tem uma vista ótima da cidade. Se estiver muito frio, se agasalhe bastante e fique lá para ver o pôr do sol. Vale muito a pena. No inverno, não conseguimos subir no topo (as escadas estavam escorregadias, bem perigoso com a neve), mas se for em outra época do ano, não deixe de subir o mais alto que puder, pois a vista é inesquecível.

Vista da cidade, do Parc du Mont Réal
Eu tentando subir na montanha, sem sucesso
- Assista um jogo de hóquei dos Canadiens, programa super local e diferente, que combina demais com o frio e com aquele ambiente de neve.

- Passeie andando pela velha Montreal, vá parando nas lojinhas, no mercado, em tudo que você quiser. Tem muitas coisas interessantes pelo caminho e as ruas são bem charmosas.

Dica de ouro

- Tome um chocolate quente com maple!! Tomei um em um café qualquer e nunca me esqueci :-D

MONT-TREMBLANT

Essa cidade fica a uma hora e meia de Montreal e eu não tenho elogios o bastante para ela. Perfeita para esquiar, com neve macia e abundante, dentro de uma vila tão linda e pitoresca que parece uma Disney do esqui. É uma cidade muito visitada pelos canadenses, americanos e europeus, mas que ainda não caiu nas graças dos brasileiros e, talvez por isso, dê uma sensação de lugarzinho escondido e íntimo. A vila fica ao pé da montanha e é muito fácil ir esquiar (à pé). Tem tudo do lado, loja de aluguel de roupas, de roupas de frio etc, vários restaurantes e cafés tão lindos que é até difícil de descrever. A neve que vimos lá foi tão perfeita, tão sequinha... Perfeito!!!!!

Mont-Tremblant - mar/13

Nós em Mont-Tremblant
Mont-Tremblant
Onde ficar

Não tem erro, recomendo de olhos fechados esse hotel:

- Homewood Suites by Hilton, com link a seguir.

 http://homewoodsuites3.hilton.com/en/hotels/quebec/homewood-suites-by-hilton-mont-tremblant-resort-YQBMTHW/index.html

Fantástico, no pé da montanha e com um preço bem decente. Eu fui muito surpreendida pelo hotel, nem acreditei quando cheguei lá. Uma lareira linda, uma janela de vidro em que você acorda virado para a montanha, vendo as pessoas esquiarem, é muito bom!!! E ainda ganhamos um vinho no quarto, presente do hotel. Quando fizer a reserva, peça um quarto virado para a montanha. O quarto é lindo, todo arrumadinho, com uma cozinha embutida, perfeito, perfeito, sem defeito algum!!! Meu sonho é ir lá com o meu marido no natal (fomos em março), pois deve ser a coisa mais linda do mundo.

Mont-Tremblant: Vista da varanda do nosso quarto!
Apaixonados pela vista!
Montanha vista pela manhã, do nosso quarto do hotel. Perfeito!
Uma vez que você está no hotel, não tem muito mistério. Dá para fazer tudo à pé: esquiar, tomar café almoçar, jantar, voltar para o hotel, passear pela vila. É inclusive um ótimo destino de férias com crianças, que vão se encantar com a beleza da vila e da montanha (mesmo para quem não gosta ou não pode esquiar).
Piscina do hotel, para os (muito) corajosos! Frio só de olhar!
Indo esquiar!!!
Passeando pela vila!
Neve mais linda do mundo!!!
Eu em Mont-Tremblant
Não deixe de:

- Pegar um quarto virado para a montanha e de aproveitar a lareira;
- Experimentar (inclusive as crianças) um pirulito de maple que fazem na hora, bem na beira da montanha. Um pecado, uma delícia;
- Comer uns fudges de chocolate de uma loja especializada na vila (compramos um monte e acabaram em um dia);
- Tomar muitos cafés. Lá na vila, tem vários cafés muito bons, capuccinos, chocolates quentes, tudo o que você quiser;
- Esquiar: melhor estação de esqui ever;
- Tomar muitas boréales;
- Ir no melhor restaurante de massas da vila, bem em frente ao castelinho;

Castelinho lindo, em frente ao restaurante de massas
Massa deliciosa!!!!
- Ir em família (programa familiar perfeito e muito romântico também);
- Ir bem agasalhadinho;
- Levar uma boa câmera!!!!

Lindo pôr do sol em Mont-Tremblant