sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Santorini!!! - Grécia parte 2

Hoje vou falar de Santorini, uma ilha grega muito famosa, conhecida pelas suas belas paisagens e pelo seu romantismo!!

Santorini

Tenho que dizer que Santorini me surpreendeu em todos os sentidos. Realmente é muito difícil não se render a clichês para falar dessa ilha. Linda, diferente e muito, muito romântica! Perfeita para lua-de-mel, sim, mas não deixe de conhecer essa maravilha da natureza se você não for casado ou se não tem namorado. A ilha é bem acolhedora e tenho certeza que vai encantar a todos! As vistas de tirar o fôlego, os restaurantes, os vinhos e os agitos, tudo é uma delícia!!

Linda vista de Santorini
Chegando em Santorini

Para chegar a Santorini, peguei um high speed ferry (para ser mais específica, o Highspeed 5 da Hellenic Seaways) que saiu de Mykonos. A viagem foi bem tranquila, com o barco bem confortável e uma vista bem bonita lá fora. A viagem dura mais ou menos 3 horas, mas com a vista, passa bem rápido. No caminho, avistamos várias mini-ilhas, algumas habitadas e outras não, tudo muito diferente e peculiar.

Quando avistamos Santorini, ainda do ferry, lembro que não acreditei no que estava vendo. Apesar de  ter visto algumas fotos da ilha, eu não estava preparada para tamanho espetáculo. A ilha é um bloco rochoso enorme (bem maior que Mykonos) e é habitada no seu topo, principalmente!!! Você vê uma pedra gigante com várias casinhas lá em cima e pensa: Como alguém explorou essa ilha pela primeira vez? Realmente incrível.

Santorini vista do mar
O formato da ilha é decorrente de uma enorme erupção vulcânica que destruiu as primeiras civilizações lá assentadas, criando a caldeira geológica atual.

Por conta da diferente geografia da ilha, quando você chegar lá, vai perceber que terá que subir as estradas em zigue-zague para chegar a algum lugar habitável. Além disso, vai descobrir que não há táxis no porto, praticamente! Os turistas se aglomeram sem saber para onde ir e eu não consegui avistar nenhuma empresa de aluguel de carros lá. A dica é combinar com o seu hotel de te buscarem, costume super comum na ilha. Eu fiz isso, mas o porto é grande, bem lotado de turistas e demoramos uns 20 minutos até avistar um mini-ônibus com o nome do hotel escrito bem pequenininho, cheio de outros turistas. 

Para chegar até o outro lado da ilha, onde está a maioria dos hotéis, demora um pouco (20 min, mais ou menos). Eu fiquei meio impaciente, achei que estava demorando muito e o ar-condicionado do ônibus simplesmente não existia! Um sufoco. Todos os turistas reclamaram, mas o motorista nem ligava.

Durante esse "passeio" até o outro lado da ilha, você vai perceber que Santorini, diferentemente de Mykonos, possui uma economia um pouco mais diversificada, não unicamente dependente do turismo. Atividades de agricultura, de subsistência em sua maioria, e vinícolas estão presentes em toda a ilha. 

Onde ficar

As principais mini-cidades de Santorini são Oía (Lê-se "Ia") e Fira. Recomendo ficar em Oía, onde há restaurantes melhores, hotéis melhores, vistas melhores, mas onde a hospedagem é, também, mais cara. Fira, por sua vez, é conhecida por ter um agitinho noturno, com bares animados. 

Em Oía, recomendo fortemente o hotel:

- Esperas Traditional Houses


Quem me recomendou esse hotel foi uma amiga de uma amiga e, desde que olhei o site pela primeira vez, quis ficar lá. Eu estava relutante, pois o preço é um pouco salgadinho, mas após a nossa hospedagem, posso dizer sem peso na consciência que vale a pena gastar um pouco mais pra ficar nesse hotel. Simplesmente amamos, acho que esse é o melhor hotel em que já fiquei na minha vida.

Os quartos (todos do hotel) têm uma vista de morrer e foram construídos dentro de uma caverna (isso mesmo). A sensação de dormir em uma caverninha é demais. Não me entenda mal, a "caverna" é bem limpa, com camas deliciosas, travesseiros ótimos, creminhos de banho super cheirosos e tem até uma mini-cozinha! Como se não bastasse, a varanda tem uma vista inesquecível. O lugar mais famoso para ver o pôr-do-sol em Santorini é em uma montanha do lado do hotel (tem a mesma vista). Ficávamos lá sentadinhos confortáveis na varanda bebendo vinho enquanto víamos um monte de gente se aglomerando na montanha ao lado!

Nós na nossa varanda do Esperas
Que saudade dessa vista...
Piscina do hotel
O café da manhã do hotel era maravilhoso!!!! Como se não bastasse a vista, eles serviam um delicioso iogurte grego com mel de Creta, omeletes fresquinhos, pães quentinhos, queijos frescos, simplesmente divino.

Recomendo alugar um quadriciclo em Santorini. Apesar de a ilha ser bem maior do que Mykonos e ter mais carros circulando, optei pelo quadriciclo porque nós amamos andar nele com o vento e o sol batendo. É outro clima, bem mais "estou na Grécia" do que alugar um carro. Não deixe de conferir os freios e opte por um quadriciclo mais potente, uma vez que Santorini é uma ilha maior e mais montanhosa se comparada a Mykonos, exigindo mais do veículo. Tem um estacionamento do lado do hotel, bem tranquilo (para carros e quadriciclos). O próprio hotel ligou para uma empresa de aluguel de quadriciclos e um funcionário levou-o até o Esperas.

Se não quiser ficar no hotel Esperas, recomendo ficar em outro hotel no estilo "cave houses". Vale muito a pena ter a experiência de pensar que você está dormindo aonde já foi realmente uma caverna! A atmosfera é muito diferente e especial.

O que fazer

- Oía

Quando chegar, dê uma volta pela vila de Oía. É menos labiríntica do que Mykonos, mas mais acidentada. Suas pernas vão ficar fortes de tanto subir e descer ladeiras!! Você vai se encantar com os hotéis descendo o penhasco, a vista do mar Egeu e a Caldeira!!  Lá você também vai perceber que já viu aquele lugar em algum cartão postal ao longo da sua vida: as casinhas brancas e igrejas de cúpulas azuis são parte da identidade de Santorini, realmente lindo.

Oía
Não parece cartão postal?
Oía de noite! Linda demais!
A rua principal, onde fica a maioria dos restaurantes, é mais retinha, possibilitando um descanso às pernas. Passeie pela vila (à pé se ficar no hotel Esperas) e sinta o clima! Faça um "reconhecimento" do local, dos restaurantes (fofíssimos) e das lojinhas locais. Normalmente, não sou fã de lojinhas de artesanato, mas as de Santorini são bem bonitas, com algumas peças encantadoras. Comprei um burrinho lindo de cerâmica que enfeita a minha sala de estar atualmente.

Como pra gente era muito conveniente ir à pé, acabamos jantando alguns dias em Oía. Delícia pura! Aproveitamos bem todo o clima romântico e a excelente gastronomia de lá!!

- Thira (Fira)

Segunda vila mais importante de Santorini, Fira é bem interessante, com seus penhascos multicoloridos, diversos bares e restaurantes. Andamos por Fira por um dia apenas, e me arrependo de não ter explorado mais a cidadezinha. Muita gente comete o erro de ficar apenas em Oía, porque realmente nem dá vontade de sair, rs, mas é bom ter em mente que a ilha de Santorini tem várias coisas interessantes, não somente Oía. A dica é pegar o seu quadriciclo e explorar!

Vá para o museu arqueológico de Fira, perto do cable-car. Lá você vai observar várias esculturas gregas e romanas.

- Pôr-do-sol

Pode parecer estranho que isso seja um programa em Santorini, mas é. Assistir o pôr-do-sol é a atividade mais importante do dia e todo mundo planeja esse momento com muito cuidado para não perdê-lo. De fato, o entardecer em Santorini é magnífico, um dos mais bonitos que já vi. Você vai tirar mil fotos e, ainda assim, vai sentir muita saudade depois.

Precisa de legenda?
Maravilhoso
Anoitecer
Na Grécia, o sol se põe no mar, o que não estamos acostumados a ver no Brasil (depois de pensar um pouco, entendi por quê). Isso, somado ao fato de que o sol reflete no mar (que mais parece um lago, super calminho) e nas casas brancas, possibilita um pôr-do-sol maravilhoso, de filme mesmo. Como eu disse antes, muitas pessoas se aglomeram em lugares estratégicos para presenciar o momento.

Pessoal querendo ver o sol se pôr!
Vale ir até a beira do penhasco para tirar uma foto?
Eu passei o final da tarde em vários lugares da ilha e tenho que dizer que o melhor deles foi a varanda do meu hotel! Com uma taça de vinho na mão (claro!), pudemos acompanhar com privacidade total o sol e o seu espetáculo.

Alguém já cansou de pôr-do-sol?
- Ammoudi

Do nosso hotel, podíamos ver a pequenina praia de Ammoudi, com suas águas super cristalinas. Vá até lá (pode dar um trabalhinho para descer), caminhe pela praia envolta dos penhascos, nade um pouco e depois jante em um dos restaurantes de lá. Perfeito programa para o final de tarde.

Ammoudi
- Velejar

Esse foi um dos programas que mais gostei em Santorini, é imperdível! Logo que você chegar na ilha, vai reparar que existem três tipos de barco fazendo esse passeio: um maior (umas 70 pessoas), um médio (umas 20) e um pequeno (2 casais, no máximo). Escolha o médio e agende no hotel mesmo. Tem a opção de manhã e no final da tarde. Eu escolhi de tarde, quando o sol está mais baixo e o calor se dissipa um pouco.

O barco, que normalmente começa o passeio em Ammoudi, leva você para as águas quentes e amarelas do vulcão (a razão do amarelo é o enxofre presente na água por causa da erupção vulcânica do passado), para a Red Beach e para a White Beach. As águas amarelas me incomodaram um pouco, pois achei muito quente e com cheiro forte por causa do enxofre, mas é muito bonito lá, de qualquer forma. As duas praias são ótimos pontos para um mergulho de snorkel. Vi vários peixes lindos!!

Passeio de barco
Red Beach
No barco
Nesse passeio de barco, você passa por uma parte grande da ilha e, assim, vê muitas paisagens legais. No início, o condutor vai com o motor ligado, então o barco não balança tanto, mas depois ele desliga tudo e começa a velejar!! É emocionante, pois balança um pouco fortinho em alguns momentos, muito legal! Não deixe de aproveitar a rede na parte da frente do barco. Você deita lá e a água do mar bate em você por baixo, uma delícia!!

Redinha na frente do barco
Para o barco, não esqueça de levar protetor solar, roupa de banho e uma troca de roupa, pois você com certeza vai se molhar.

- Perissa Beach

Perissa é uma praia deliciosa de areia preta, com uma clima bem aconchegante. Tem cadeiras de praia  e vários restaurantes gostosos, principalmente os de frutos do mar. Achei o mar de Perissa delicioso, acho que foi onde eu mais gostei de nadar na Grécia. Passamos o dia lá, praticamente, entre mergulhos e descansos embaixo do guarda-sol. Perfeito.

Perissa Beach
Perissa, super relax
Que delícia de água!
- Kamari Beach

Próxima a Perissa, Kamari Beach é uma longa praia de areia negra com clima muito relaxado também e vários restaurante e bares. Aproveite para nadar também, muito agradável o clima.

Areia negra!!

- Vinícolas

Pode ser bem interessante passar um dia visitando as vinícolas em Santorini. Não esqueça, porém, que elas fecham cedo (17 horas já estão fechadas). Melhor ir logo depois do almoço. Dica: não beba demais se estiver de quadriciclo!! As distâncias em Santorini não são muito pequenas, é uma ilha grande.

Uvas de Santorini
Recomendo:

- Boutari: Ótimos vinhos.

http://www.boutari.gr

- Esfoliação com peixinhos

Alguns spas de Santorini possuem uma técnica de esfoliação dos pés que usa peixinhos de verdade. Esse tipo de peixe come as impurezas dos pés, fazendo apenas cócegas (mordidinhas). Depois de uns 2 minutos, você não sente mais nada e o "tratamento" fica bem relaxante!

À primeira vista, essa moda me pareceu muito esquisita e um pouco nojentinha. Mas como o meu pé estava muito áspero, resolvi experimentar!! rsrs.

Quem tem coragem?
O que não fazer

Os burros são animais muito utilizados por comerciantes locais, que oferecem os pobres animais, em troca de dinheiro, para carregarem turistas por mais de 500 degraus até Fira. Por causa disso, o burro é um símbolo de Santorini.

Como falei anteriormente, comprei um burrinho de cerâmica em uma loja de artesanato local, primeiro porque achei fofo, mas também para cuidar de um burro da ilha, já que todos são muito maltratados, na minha opinião.

Eu recomendo não fazer o "passeio de burros", pois além de ser uma crueldade com os animais, alimenta esse tipo de comércio ultrapassado. Protejamos os animais.

Se quer interagir com um animal fofo de Santorini, brinque com os gatinhos, abundantes na ilha e muito fofos!

O que comer

Antes de começar a falar dos restaurantes, acho importante enfatizar que a gastronomia local é muito rica e, por isso, vale a pena experimentar os pratos típicos de Santorini.

Destaco a fava, pasta deliciosa feita com grãos, presente na maioria dos restaurantes da ilha. Uma delícia para pedir de entrada ou mesmo para acompanhar os pratos. Não deixe de provar. Também vale provar os tomatokeftes, saborosos bolinhos de tomate fritos, e o chloro, um cream cheese preparado por muitas famílias que moram em Santorini.

Agora vamos aos restaurantes!!

- Lotza Restaurant

Esse restaurante de Oía não tem site, mas é super familiar e aconchegante. Foi onde comi a melhor pasta de favas em Santorini. A moussaka também estava maravilhosa! Recomendo!

- Selene

http://www.selene.gr/about.aspx

Um restaurante excelente na vila de Pyrgos. Possui um menu normal e um de mezes (tapas gregas)! Vale a pena experimentar!

- Pelekanos

http://www.pelekanosrestaurant.gr

Um restaurante com uma vista linda, com um ambiente super agradável, bem no centro de Oía. A comida estava bem gostosa, mas tenho que admitir que o que me ganhou nesse pequeno restaurante foi a vista! Vale a pena.

O que beber

Tirando os vinhos, que são todos fantásticos, recomendo uma coisa diferente em Santorini: cerveja!!

A marca local é a Yellow Donkey, com seus três sabores deliciosos, yellow, red e crazy. Eu amo vinho, mas abri mão algumas vezes para beber essa cerveja, que é maravilhosa!!

Yellow Donkey
Sorte

Em Santorini, dizem que duas coisas dão sorte:

- Ver os famosos lagartos (não são tão grandes, vai...) andando pela ilha. Teve um dia que um lizzard safado entrou na nossa varanda do hotel e eu, desesperada, liguei para a recepção. Veio uma moça grega sorridente que achou um absurdo eu querer matar o lagartinho, disse que eu teria anos de azar. Ok, não matamos, ele ficou por lá. Espero que esteja me dando sorte!

- Nadar nas praias de areia preta. Li isso em um blog, mas não sei a procedência nem se é verdade! Por via das dúvidas, não custa nadar!!!

Espero que um dia você vá a Santorini e volte amando o lugar, assim como eu!!

Efharisto (obrigada em grego)!

:-D


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Grécia parte 1- Planejamento e Mykonos!!!!!!!!

Aproveitando o climinha de final de ano, com as férias chegando, resolvi falar de um destino super interessante e muito sonhado por muitos viajantes, a Grécia!!!

Mykonos
Atenas
Quem pensa que a Grécia é um destino ótimo para colocar as pernas para cima e relaxar tem razão!! Porém, está muito enganado quem pensa que é "só isso" o que o país oferece! Além das lindas ilhas com praias paradisíacas, a Grécia tem muita, mas muita história e é perfeita para quem ama voltar no passado e entender um pouco mais das civilizações antigas. Além disso, a Grécia também tem muita badalação, agitos, vida noturna e cultural nota mil!!!

Uma das várias ruínas gregas de Atenas
Quando começamos a pesquisar sobre a Grécia, eu e meu marido achamos que 17 dias seriam mais do que o suficiente para essa viagem. Posteriormente, descobrimos que esse tempo é muito menos do que o necessário para realmente conhecer a Grécia e todas as suas belezas!!! Espero voltar em breve, pois essa foi uma das melhores viagens da minha vida!

A seguir dou algumas dicas de como montar a sua viagem para a Grécia, que foi uma das minhas principais dificuldades.

Antes de ir: Onde, quando, como?

Onde: Roteiro

O nosso roteiro foi: 4 dias em Atenas, 4 em Mykonos, 4 em Santorini e 5 em Creta. Uma das maiores dificuldades para esse viagem foi montar o roteiro, pois fiquei com vontade de ir a todas as milhares de ilhas lindas com águas verdinhas do mar Egeu. Além disso, eu estava preocupada em não deixar de lado os passeios históricos. Como infelizmente o nosso tempo de férias é limitado - provavelmente como o seu também é - tivemos que escolher algumas ilhas e cidades que consideramos mais interessantes.

Apesar de muita gente falar que Atenas não é tão interessante como a maioria das capitais europeias, eu quis conferir e formar minhas próprias opiniões. Como já viajei um bocadinho nessa vida, cheguei à conclusão de que muitas verdades prontas para uns podem não valer para outros. E por isso resolvemos ficar uns dias em Atenas, o que não deixou de ser conveniente, pois é onde fica o aeroporto internacional que recebe os principais voos externos. Vou falar muito dessa linda cidade, mas adianto que a escolha valeu a pena. AMEI Atenas, achei incrível, imperdível.

Para escolher as ilhas a serem visitadas, decidimos que queríamos ir às ilhas mais turísticas (Mykonos e Santorini), mas também gostaríamos de conhecer uma ilha menos visada e, considerando esse aspecto, mais "real". A base econômica de Mykonos e Santorini é o turismo. No inverno, essas ilhas ficam irreconhecíveis, quase fantasmas mesmo (principalmente Mykonos), e, por isso, me parecem um pouco artificiais, preparadas para turistas. Claro que isso não tira a beleza dessas ilhas (AMEI AMBAS), mas resolvemos incluir Creta para conhecer um pouco mais da vida "real" nas ilhas gregas! A escolha foi ótima. Não me arrependi em nenhum momento! Além disso, muita gente apenas passa pelas ilhas, ficando 2 noites, o que acho um desperdício! As ilhas possuem muitas atrações e adorei a escolha de ficar mais tempo em cada uma delas, 4 dias (5 em Creta).

Uma dica importante quando for escolher o roteiro é considerar, mas não se ater aos estereótipos associados às ilhas. A "classificação" de muitos guias segue a linha: Mykonos para GLS baladeiros, Santorini para casais, Corfu para ver celebridades e por aí vai. Isso é bobagem e muito preconceituoso, na minha opinião. Cada ilha tem a sua magia, sem rótulos. Minha companhia foi o meu marido, mas nem por isso deixamos de amar Mykonos (sim, lá tem muito gay - fofos, by the way -, muito hétero, topless, criança, tem de tudo, como o mundo tem de tudo - todos convivendo em harmonia) e nem por isso preferimos Santorini. Voltamos apaixonados por todas as ilhas que visitamos, cada uma com a sua beleza.

Caso você tenha mais tempo para desbravar a Grécia, posso recomendar algumas outras ilhas sobre as quais pesquisei, mas não tive tempo suficiente de viagem para visitar, como Milos, Corfu, Zakynthos e Kefalonia (quero muito ir da próxima vez!). Na Grécia continental, recomendo ir de Atenas até Meteora, para conferir as belas montanhas com formatos peculiares.

Quando: Verão!!

Uma escolha importante antes de comprar a passagem é quando ir. Recomendo fortemente, principalmente se for para as ilhas, ir no verão. Os melhores meses são junho, julho e agosto, quando as águas do mar Egeu estão calmas e mornas.

Para mim, uma das melhores coisas da Grécia foi nadar no mar mais delicioso que já entrei na vida e, por isso, não vá em outra época, senão vai perder essa chance. Recomendo ir em agosto, na segunda quinzena, pois os turistas estão menos serelepes e em menor quantidade. O início de setembro ainda tem o mar morninho, mas não se prolongue demais, fique até o fim da primeira quinzena de setembro, no máximo.

Não dá pra perder esse marzão!

Lá é quente! Então leve muito protetor solar, chapeuzinho e roupas de banho. Enquanto estiver nas ilhas, você vai usar biquini praticamente todos os dias, sortinho e vestidinhos de noite. Não economize nos biquinis que vai levar, nem nas saídas de praia. Nem leve calça jeans, porque realmente não vai precisar (se for no verão!!!).

Como: locomoção na Grécia

A partir do momento que cheguei em Atenas de avião, só andei de barco (ferry). Aconselho, sempre que possível, pegar os high speed ferries, rápidos e com um custo acessível. Muita gente reclama que demora muito, dependendo do deslocamento, mas no roteiro que fiz foi perfeito. Muitas vezes fomos na parte de fora dos ferries, observando a paisagem com as lindas ilhas e o mar, o mar, o mar. Eu acho imperdível essa vista, super relax! De avião deve ser bonito também, mas é mais caro e não tem a atmosfera tranquila do mar.

Vista do barco
Eu comprei tudo pela Hellenic Seaways e pela Minoan Lines, pela internet mesmo, antes de ir. Muito fácil e tranquilo. Atentem para o fato que nem toda companhia faz todas as rotas. Se for para outras ilhas, procure uma empresa que faz esse trajeto e compre com antecedência. Alguns ferries ficam muito cheios no verão.

http://www.hellenicseaways.gr

http://www.minoan.gr/en

Outras empresas de barco conhecidas são a Blue Star Ferries, a Sea Jets e a Anek.

O percurso Creta-Atenas, na volta, fizemos de barco noturno pela Minoan. Amamos, tem cabine bem bonitinha e eu dormi quase o trajeto todo! Super seguro e tranquilo. Recomendo muito!

Creta - Atenas: Minoan Lines
Nossa cabine da Minoan Lines - bonitinha, pena que só tinha sobrado as camas de solteiro
Bem bonito por dentro!

Cidades/Ilhas

Agora vou falar um pouquinho das cidades e ilhas!!

No post de hoje, vou falar de Mykonos! Nos próximos, falarei de Santorini, Creta e, por último, Atenas! Espero que ao final desse tour grego, você também fique com vontade de visitar o país!

MYKONOS

Saímos de Atenas e pegamos o ferry de alta velocidade para Mykonos (os nomes dos portos são Piraeus e Mykonos), pela Hellenic. A viagem foi bastante tranquila, dura umas 4 horas e você vai parando em algumas ilhas menores pelo caminho. Não fique preocupado, pois eles anunciam em inglês o nome da ilha. Normalmente, as malas devem ser deixadas em um depósito embaixo dos ferries, assim que você entra. Fiquei preocupada de roubarem, mas não acontece nada, não, você recebe um papelzinho e no final pega de volta a sua bagagem. Não deixe de passear pelo lado de fora (aberto) do ferry! Você vai sentir o vento e adorar a paisagem.

Indo para Mykonos!
Algumas pessoas me perguntaram se precisa tomar um remedinho para enjoo. Eu não tive o menor problema com isso, até porque o mar Egeu é bem calmo no verão, mas o meu marido não se dá muito bem com o balanço do mar e sentiu um pouco de enjoo. Recomendo tomar um remédio sim, mas só se você não está acostumado ou tem o estômago mais sensível.

Chegando em Mykonos 

Chegar em Mykonos é bem tranquilo. Logo de cara, você vai achar a ilha linda, linda!! As casinhas brancas são super charmosas e a ilha tem uma atmosfera muito boa!! Chegando no porto, você deve conseguir um táxi até o hotel, mas pode demorar um pouquinho e ter fila, então é melhor conversar com o seu hotel e verificar se eles disponibilizam serviço de shuttle, muito mais conveniente.

Onde ficar

Tente reservar os hotéis com uma antecedência razoável. Tudo fica caro muito rápido e as reservas nos bons hotéis desaparecem.

- Poseidon Hotel Suites

http://www.mykonos-poseidon-hotel.com

Esse hotel é uma delícia, com ótima localização e bom custo benefício. O pôr-do-sol visto do quarto foi maravilhoso e o café da manhã era bem gostoso. Recomendo bastante.

Vista do nosso quarto do Hotel Poseidon
Foto com zoom, mas que liga? rs
- Vencia Boutique Hotel

http://www.vencia.gr

Se você pode pagar um pouco mais, fique nesse hotel. Super bem recomendado, muito bem avaliado. Conheço uma pessoa que ficou lá e gostou bastante. Eu preferi ficar no Poseidon por ser mais em conta, mas a verdade é que também fiquei muito satisfeita.

O que fazer

A ilha de Mykonos é maravilhosa! De forma simplificada, podemos dividir a ilha em: cidade e praias. A cidade de Mykonos, Chora, é super charmosa, com vários labirintos, mas ao mesmo tempo, não tão fácil de se perder. De qualquer forma, ande com um mapa. Se o mapa não for necessário para a cidade, com certeza será nas praias (o GPS e o celular podem não pegar em alguns trechos).

A cidade de Mykonos é pequenina e lá estão concentrados quase todos os hotéis, lojas e restaurantes. Enquanto estiver na cidade, dá para fazer tudo à pé, inclusive saindo do hotel Poseidon a distância é bem curta, possibilitando saídas à pé para a cidade de dia e de noite. Você vai se surpreender, como eu, com a quantidade de lojas boas em Mykonos, no meio dos labirintos. E logo vai descobrir, também, que os preços são salgadinhos. Afinal, as lojas se aproveitam do clima descontraído dos turistas. Aliás, você praticamente só vai ver turistas lá!! Conhecemos alguns gregos, mas principalmente donos de restaurantes.

Cidade de Mykonos (Chora)
Cidade de Mykonos à noite!

O esquema de Mykonos é: praias durante o dia e cidade à noite! Tire uma manhã, porém, para andar pela cidade durante o dia também!!!

Para seguir esse "esquema", o primeiro passo é alugar um quadriciclo em uma das várias lojinhas de rua da ilha. Não é exigida carteira de motorista internacional, é tudo na base da confiança mesmo. Se você não alugar o quadriciclo (cabem 2 pessoas), não vai aproveitar nem 15% da ilha. A única coisa legal para fazer à pé é andar pela cidade, mas esse programa se esgota em uma manhã. Para passear pelas praias e descobrir a beleza da ilha, é essencial um quadriciclo. Se você for teimoso e não quiser alugar, ok, mas você não vai ter facilidade em alugar um carro (poucos carros andam pela ilha, que é pequena, com estradas pequenas) e vai ficar sem ter como se locomover (não há táxis em abundância). Dirija o quadriciclo com cuidado, pois acidentes não são comuns, mas acontecem. Sempre verifique que os freios funcionam corretamente antes de sair pela ilha. Algumas praias têm descidas mais acidentadas, então vá devagar! Se seguir esse conselho, não terá problemas.

Eu no quadriciclo!

O mais legal de Mykonos, na minha opinião, é ir explorando a ilha, encontrando praias, sentindo o vento batendo enquanto um dirige e o outro vai na garupa do quadriciclo. Você vai entender. Sempre com um mapa e cangas (nem todas as praias tem infraestrutura boa), planeje ir para umas 3 praias por dia, no máximo! As minhas preferidas são:

- Ornos

Perto da cidade, bastante cheia no dia que eu fui. Tem boa estrutura, com bares por perto e cadeiras de praia para alugar. Bem bonitinha, vale alguns mergulhos, definitivamente!

Praia de Ornos
- Agios Sostis

Essa praia foi ótima! Um pouco mais deserta, sem infra (não tem cadeiras, quiosques, guarda-sol, menos gente), mas super deliciosa para relaxar. Achei umas das mais bonitas vistas de cima também. É mais difícil de chegar, mas nem tanto. Pra quem gosta, é ótima para fazer topless, relaxar e sentir a liberdade de um país evoluído nesse aspecto, na minha opinião. Os homens são educadinhos e respeitam as mulheres, o que deveria ser verdade em todo lugar. Se uma mulher estiver de topless, o homem não vai supor que ela é depravada (que ignorância!!!), como fazem muitos brasileiros.

Águas límpidas de Ag. Sostis!
Ag. Sostis
Ag. Sostis vista de cima!

- Super Paradise

Essa praia tem uma excelente infra, até demais para o meu gosto. Muitas barraquinhas com música, lotada, mas vale a pena, pois é muito bonita. Vale passar algumas horas, dar um mergulho e beber uma cervejinha! Clima de balada.

Super Paradise vista de cima! Linda!
"Que praia cheia!!!"
- Elia

Linda praia, um pouco difícil de chegar, mas vale a pena! Cheguei no final da tarde e vi um por do sol maravilhoso! Uma delícia para nadar e para tomar sol. Infra boa. De noite, e até de tarde alguns dias, tem vários agitos! Quando fomos embora, estava começando uma festa gay bem animada. Eu fiquei curiosa, mas decidimos voltar porque já estava escurecendo.

Lindo final de tarde em Elia
- Psarou

Muito cheia e disputada, mas também linda.

- Paranga

Muito popular entre os casais, famílias e solteiros. A água é linda!!

- Outras praias: Kalo Livadi (infra, restaurante), Fokos (distante, isolada, linda), Ag. Ioannis (lindo por do sol), Panormos.

Essas são as minhas preferidas, mas provavelmente você terá que escolher algumas delas. Vá para poucas praias por dia, para aproveitar e relaxar em cada uma delas. Nade no mar, é uma delícia! Que saudade do mar grego morninho, calmo e límpido!

À noite, volte para a cidade e procure o que fazer (sem dificuldade). Se você estiver procurando balada, não vai faltar, inclusive gay. A cidade também é lotada de bares, tavernas e restaurantes. Eu adorei alguns restaurantes lá, o que me surpreendeu, pois a maioria das pessoas falava que Mykonos era mais legal para quem queria balada. Eu e meu marido não somos muito de night, mas gostamos de uma boa comida, um vinho e uma cervejinha depois do jantar!! E lá fomos muito bem servidos de todas essas coisas. Saímos da ilha muito satisfeitos, achando tudo perfeito!!!

Muita gente esquece de mencionar que Mykonos é muito romântica. Todos os dias sentávamos para ver o pôr-do-sol e lembramos disso até hoje, com muita saudade. De noite jantávamos muito bem, bebíamos um vinhozinho, perfeito!

Onde comer

Recomendo:

- Lotus Bar-Restaurant

Endereço: Giorgos Kabanis, 47 Matogianni str.

Amei a comida desse lugar! Os pratos são super gregos e tradicionais (deliciosos), o ambiente super agradável e a dona do restaurante foi super simpática. O restaurante não tem site, pois é bem familiar mesmo, mas é uma delícia!!!

Delícia de vinho no Lotus Restaurante!
- Avra Restaurant Garden

http://www.avra-mykonos.com

Ambiente nota mil e comida sensacional! Esse restaurante é mais requintado que o Lotus. Comi um prato de cordeiro maravilhoso com uma abobrinha frita de entrada espetacular!! Os vinhos gregos são ótimos, não deixe de provar vários diferentes e formar a sua opinião. Amamos o Kotsifali, de Creta. Apesar de esse vinho (uva) ser de Creta, as ilhas gregas costumam ter quase todos os vinhos gregos.

Avra!

Comidinhas

- Não deixe de provar o delicioso Gyros (lanche, não é um jantar), um cone de Shawarma ou de cubinhos de filé, cheio de molhos, super grego. Para quem gosta de comida de rua, esse é um excelente prato para curar a ressaca!! Na cidade de Mykonos, tem várias "Casas de Gyros", simples, descontraídas e deliciosas!

- Coma muita salada grega, cordeiro (maravilhosos cordeiros na Grécia! Achei melhores do que os peixes, por incrível que pareça), lasanhas chamadas moussakas e muito vinho grego!!

- Para acompanhar os pratos, peça sempre uma porção de tzatziki, deliciosa pasta de iogurte grego com alho e especiarias. Fica gostoso com tudo!!!

- Coma muito azeite e azeitonas na Grécia!! Uma delícia (estou ficando com desejo de comidas gregas de novo).

- Saganaki: queijo frito delicioso!! Peça Saganaki de Haloumi, um queijo branco cipriota muito comum na Grécia!

- Se estiver escrito que um restaurante é especializado em mezes, saiba que esses são similares às tapas espanholas, pequenas porções para beliscar um pouco de cada. Os mezes gregos são deliciosos e o melhor é que você consegue provar de tudo um pouco!!

- Experimente as cervejas gregas Mythos e Fix (essa segunda mais encorpada). Ambas uma delícia!!!

Mythos!!
Delícia de Fix!!!

Highlights turísticos

- Labirintos da cidade de Mykonos (Chora);
- Little Venice: Bairro de casinhas construídas no século XVI pelos venezianos, banhadas pelo mar. Lembra Veneza, por isso o nome. Tem vários restaurantes, muitos deles são armadilhas para turistas. Dá para ir à pé de Chora;

Little Venice
Little Venice e eu!
- Moinhos de vento: Símbolos da ilha, podem ser visto em vários lugares de Mykonos. Em um dos pontos mais altos da ilha, consegue-se avistar alguns moinhos do séc. XVI, construídos por venezianos, mas hoje desativados. Desse ponto, você pode ter uma vista incrível da cidade. Um programa legal é comprar uma garrafa de vinho e assistir o pôr-do-sol de lá;

Vista do topo de Mykonos! Final de tarde linda!

- Passeio para a ilha de Delos: Pequenina, a ilha foi santuário dos deuses Apolo (que nasceu na ilha, reza a lenda) e Ártemis. Também foi sede da Liga de Delos, que congregava os aliados de Atenas contra Esparta. Foi declarada patrimônio mundial da Humanidade pela UNESCO em 1990. A ilha tem um grande museu arqueológico ao ar livre. Pegue um barco de Mykonos para ir a Delos (barcos em abundância pela manhã). Particularmente, achei que não vale a pena ir para Delos. O museu não tem identificações/explicações em todas as ruínas, estava MUITO quente e na ilha não há uma vendinha decente sequer. Estava doida para voltar. Achei uma eternidade o tempo que o barco ficou lá.

Bom, espero que todos aproveitem o próximo verão europeu para ir a Mykonos!!! Não se arrependerão! No próximo post, falarei sobre Santorini, uma ilha que mais parece um paraíso!!

:-D