quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Creta - Grécia parte 3!


CRETA

Hoje vou falar de um lugar maravilhoso, a ilha grega de Creta. Me surpreendi bastante com a beleza exótica do lugar e com a sua autenticidade.

Praia de Elafonisi, Creta

Primeiramente, você tem de saber que Creta é totalmente diferente das ilhas de Mykonos e Santorini. Bem maior (muito maior), com uma paisagem montanhosa linda de morrer e com as praias mais lindas que já vi na minha vida!!

As principais cidades de Creta são Heraklion, a capital administrativa da ilha, e Chania. A primeira está situada mais para o meio da ilha e a segunda bem a oeste.

Chegando em Creta

Comprei os tickets para o porto de Heraklion pela Hellenic Seaways, saindo de Santorini (porto de Thira).

http://www.hellenicseaways.gr/index.php/en/

Fui de Highspeed 5, um ferry de alta velocidade, então a viagem durou pouco menos de 2 horas, muito tranquila.

Roteiro

Em Creta, sugiro ficar 3 dias em Heraklion e 2 em Chania (Lê-se "Rania").

Em Heraklion, vale a pena gastar um dia inteiro apenas para conhecer a cidade, passear pelas ruas e sair à noite por lá. Nos outros dois dias, sugiro acordar, ir para as praias fora da cidade (daqui a pouco indicarei as melhores) durante o dia e jantar em Heraklion à noite.

Em Chania, não é necessário um dia inteiro para conhecer a cidade, apenas parte de uma tarde, pois a parte histórica, que é a mais interessante, é pequena e fácil de conhecer. Lá, também é interessante ter a cidade como base, visitar as praias durante o dia e voltar para jantar (ou sair pra night, dependendo da sua disposição) e dormir no hotel.

Alugue um carro!

Para tudo isso, recomendo alugar um carro. Como a ilha é muito grande, é indispensável o aluguel de um carro durante todo o período de permanência em Creta. Além disso, recomendo alugar antes pela internet, na Avis ou na Hertz, uma vez que durante a alta temporada, a demanda por carros é, de fato, maior do que oferta.

Como não sabíamos disso, chegamos lá e não encontramos carros para alugar na Avis nem na Hertz. Acabamos alugando de uma empresa grega super esquisita, que nem me lembro o nome, que tinha um dono com cara de mafioso, rs. O carro era super velho e encontramos uma faca e uma maçã no porta-luvas (pelo menos tinha a maçã). Além disso, o dono queria cozinhar pra gente, ficou insistindo pra irmos na casa dele! Claro que demos uma desculpa e ficamos com o carro meio desconfiados, mas acabou dando tudo certo, rs.

Heraklion


Chegando em Heraklion, fiquei impressionada com atmosfera urbana do lugar. Ao contrário das ilhas de Mykonos e Santorini, havia muitos carros nas ruas (até um pouco de trânsito), pessoas indo trabalhar, com um ritmo de vida normal, sem aquela legião de turistas tomando conta do lugar. Havia muitos táxis no Porto, o que também me surpreendeu. Apesar disso, o clima praiano ainda está presente, com uma brisa do mar deliciosa circulando pela cidade.

Trânsito, mas o mar está bem ali...
Cidade super vibrante e o mar lá atrás
Muito movimento!
Onde ficar 

Em Heraklion, fiquei no Lato Boutique Hotel, um hotel bem digno e bonitinho bem perto do Porto. Dá até para ir à pé, mas preferimos pegar um táxi porque estávamos com muitas malas.

http://www.lato.gr

O hotel, assim como a cidade, tem um clima urbano. Não espere um resort ou uma pousada na beira do mar, como em Mykonos e Santorini. De qualquer forma, vale muito a pena, pois o preço é decente e as acomodações também.

O último andar do hotel tem um restaurante muito gostoso, o Herb's Garden Restaurant, com uma vista encantadora, ideal para quem acabou de chegar na cidade e está cansado demais para procurar um restaurante para o jantar.

O que fazer

A minha primeira impressão de Heraklion não foi boa, confesso, pois eu estava esperando praias e tranquilidade, como nas outras ilhas, e não uma cidade de verdade. Apesar disso, eu acabei amando exatamente isso, o fato de Heraklion ser "de verdade". O clima urbano, até busy demais para uma ilha grega, pode assustar, mas um rápido passeio pelo centro já me animou e me fez amar o lugar!

Heraklion é uma cidade linda, super movimentada, com ruas muito bonitas, bom comércio, agito à noite, muitos bares e cafés, restaurantes deliciosos e muita vida! A cidade pode ser explorada à pé facilmente, se você estiver com disposição para andar um pouquinho.

          Conhecer Heraklion à pé

De fato, um dos programas mais divertidos de Heraklion é passear à pé e descobrir a beleza dessa cidade tão peculiar.

- Fortaleza Veneziana (Koules): Um dos principais pontos turísticos de Heraklion, a Fortaleza foi construída pelos Venezianos no século XVI, com o objetivo de proteger a cidade contra possíveis invasores pelo mar. Uma parte do muro que pertencia à Fortaleza ainda pode ser observada no local. Durante o domínio dos otomanos, a Fortaleza foi utilizada como uma prisão para os rebeldes cretas.

Fortaleza
- August Street: Saindo da Fortaleza, ande pela August St., uma rua de pedestres que chega até a Lion Square. Essa parte da cidade é muito bonita, com muitos cafés e movimento o dia inteiro. Nessa região você vai encontrar algumas empresas de aluguéis de carros, mas não se esqueça que é melhor alugar antes mesmo, pela internet. Subindo a rua, você chega na Catedral St. Titus, uma igreja muito bonita, construída no segundo domínio bizantino. Durante a era veneziana, foi renovada e chegou a ser praticamente destruída por um incêndio. O domínio otomano reconstruiu a catedral, incluindo inclusive um minarete, que foi posteriormente retirado (Fonte: Municipality of Heraklion tourist site).

St. Titus Cathedral

- St. Mark's Basilica: Saindo da catedral, passe na St. Mark's Basilica, que agora é, na verdade, uma galeria de arte. Bonito edifício com interessantes exposições.

- Lion Square: Uma praça bem movimentada, com a fonte Liondaria, muito bonita. Muitas pessoas se juntam nessa praça para conversar, tomar frapés, café da manhã, almoçar ou jantar. Você vai encontrar diversos estabelecimentos comerciais interessantes. Nesse momento, você já deve estar amando Heraklion, como eu estava!

Lion Square
Se nesse momento você estiver com calor, que é o que deve acontecer em alta temporada (julho, agosto e início de setembro), sente e tome um frapé. Os gregos amam sentar nos cafés e tomar frapés (café gelado com muitas variações) a qualquer hora do dia, inclusive de noite, muitas vezes substituindo a nossa cerveja. Sim, eles sentam, bebem café e jogam gamão. Achei muito divertido e saudável esse hábito (ok, mas prefiro a cerveja, rs).

Frapés gregos: geladinhos!
- Market St.: Uma rua onde existe um mercado muito interessante, com ervas, queijos, raki (bebida típica grega), meias e artesanato. Eu não sou muito fã de mercado de artesanato, mas esse mercado é interessante, principalmente por conta da variedade de coisas ofertadas lá.

Andando pela cidade, você vai encontrar muitas lojas interessantes, inclusive gregas, restaurantes e bares. Anote o seu lugar preferido para voltar de noite e curtir a noite animadíssima de Heraklion!

          Museus

Os museus de Heraklion são bem interessantes. A seguir, listo os mais importantes.

- Museu Arqueológico (onde encontrará algumas importantes peças de Knossos):

http://odysseus.culture.gr/h/1/eh151.jsp?obj_id=3327

 - Museu Histórico:

http://www.historical-museum.gr/eng/

       Knossos

Não deixe de visitar as ruínas de Knossos, a cerca de 5 km da cidade de Heraklion. As ruínas foram, na verdade, o Palácio de Knossos, centro político da civilização Minoan. As escavações e restaurações no local são relativamente recentes, do início dos anos 1900, e, talvez por isso, tudo esteja tão bem conservado.

Knossos
Passeando pelas ruínas
Obra de arte restaurada
Muito interessante
Você vai se encantar com a descrição super atual dessa civilização antiga e vai descobrir que os Minoans deram origem a várias lendas conhecidas, como a lenda do Minotauro. Diz a lenda que o Minotauro tinha a cabeça de um touro e o corpo de um homem e habitava um grande labirinto no Palácio de Knossos. O Minotauro recebia, todos os anos, 14 jovens em seu labirinto e os devorava.

       Praias - Saindo de Heraklion 

Como em Creta as distâncias são bem maiores do que as observadas em Mykonos e Santorini, a minha sugestão é ir a apenas uma praia por dia. As distâncias enganam, pois você olha no mapa, acha que é bem perto, mas as estradas são muito montanhosas e levam um bom tempo para serem atravessadas. Eu segui esse esquema de uma praia por dia e gostei bastante, pois tivemos tempo para apreciar a paisagem, super exótica e cheia de montanhas, e aproveitamos bem o dia nas praias que escolhemos. Não se esqueça que você ainda vai voltar para Heraklion para jantar e para dormir. Por isso, não deixe para ir embora das praias muito perto de anoitecer!

- Vai Beach:

No segundo dia em Heraklion, fomos para a Vai Beach, bem ao leste da ilha. A praia é bem badalada (cheia mesmo) e muito bonita, com águas realmente cristalinas. Você consegue subir em um mirante e tem uma visão linda da praia e da sua extensão.

Vai Beach
Vista linda!
Cuidado quando entrar no mar, pois essa praia possui muitas pedras e, às vezes, isso pode ser traiçoeiro. De qualquer forma, vale a pena ir, tomar um sol e ficar relaxando nas águas o dia inteiro! Leve um lanche ou almoço, pois não há muitas boas opções para alimentação.

- Matala Beach


Essa praia é encantadora!! Ao lado dela, existem tumbas artificiais construídas em uma montanha arenosa durante o período neolítico. Você pode subir e entrar nas antigas tumbas (se há corpos enterrados lá ainda, estão bem escondidos, fiquem tranquilos!), tirar várias fotos e até visitar um pequeno museu. Eu não consegui ir ao museu porque deixei para o final do dia e já tinha fechado, mas eu teria gostado de ir. Se eu tivesse ido, talvez eu soubesse explicar o que foi feito dos corpos lá sepultados.

Tumbas antigas ("buraquinhos" na montanha arenosa)
Matala Beach
Nós subimos nas tumbas, claro!
Durante a década de 60, as antigas tumbas foram usadas pelos hippies como abrigos, inclusive durante alguns festivais de música, que existem até hoje. Normalmente, Matala Beach Festival acontece em junho, com várias atrações internacionais. Vale a pena conferir.

Se, contudo, não estiver lá nas datas do festival, você não vai decepcionar-se com o mar delicioso com a visão exótica e linda das tumbas ao fundo. Não há boas opções de comida (lembro apenas de um restaurante que não me apeteceu muito), por isso recomendo levar snacks e sanduíches para passar o dia.

Linda fenda na montanha em Matala Beach
Apesar de as praias do lado leste e do meio da ilha de Creta serem lindas, você vai impressionar-se mais ainda com o lado oeste!

Onde jantar

Eu simplesmente amei jantar em Heraklion. As comidas são maravilhosas e as opções são muitas. Você pode escolher algum restaurante que achar bonitinho, coisa que eu adoro fazer, mas muitas vezes não é possível em virtude das milhares de armadilhas para turistas existentes por aí. Em Heraklion, porém, achei que as armadilhas não são tão numerosas e podem ser percebidas facilmente. Eu recomendo:

- Herb's Garden: Restaurante do Lato Boutique Hotel, que mencionei anteriormente. A comida é muito gostosa, a carta de vinhos é ótima e a vista dá charme e romantismo ao lugar.

http://www.lato.gr/dining-heraklion

Linda vista do Herb's Garden
- Loukoulos: Restaurante bonitinho e aconchegante, ideal para jantar bebendo um bom vinho em Creta!

http://loukoulos-restaurant.gr/en/space.htm

- Baltas: Um restaurante moderninho da Lion Square, especializado em carnes. O souvlaki de lá é maravilhoso. Infelizmente, o Baltas não tem site, mas achei a página do facebook.

https://www.facebook.com/Baltas.restaurant

Normalmente, o que eu costumo fazer quando viajo é tentar aproveitar o dia ao máximo com um almoço leve e depois jantar em algum lugar bem gostoso à noite. Porém, Heraklion se mostrou uma cidade tão acolhedora, que fizemos até algumas "esticadinhas" depois do jantar. Não para boates, porque obviamente não estou mais na idade para essas coisas, rs, mas para alguns dos diversos bares lotados à noite na cidade!

Noite movimentada em Heraklion!
Ande pelo centro e escolha o bar que mais te apetece! Não se decepcione, porém, ao olhar par as mesas ao seu redor e perceber que estão todos bebendo frapés e jogando gamão!!! Eu preferi ficar na boa e velha cerveja mesmo, rs (experimente as cervejas gregas Mythos e Fix).

Heraklio-Chania

Apesar de ser longa a distância, foi mais fácil chegar em Chania de Heraklion do que foi chegar a algumas praias de Creta. Essa estrada é bastante reta, sem muitas montanhas pelo caminho e sem muito trânsito.

Heraklion-Chania
Na estrada, resolvemos passar pela vinícola Boutari (muito recomendada nos guias), mas infelizmente estava fechada. Acabamos priorizando as praias, mas eu adoraria ter descoberto mais vinícolas legais.

Boutari fechada! Mas tirei foto!
Chania

Tudo de interessante para ver em Chania está do lado do porto. A cidade histórica é pequena, dá para fazer tudo à pé e acaba rápido. Porém, Chania tem um charme incrível. Achei uma das cidades mais românticas que já fui na minha vida. O por do sol é lindo e os restaurantes são melhores do que em Heraklion.

Lindo por do sol em Chania!
Porto ao anoitecer
Linda foto de 3 senhoras descansando (que indiscreta eu!)
Rua de pedestres!
Mini-labirinto de restaurantes!
Lembra Veneza?

Onde ficar

Recomendo fortemente ficar perto do porto, pois é onde tudo acontece. As áreas mais afastadas da cidade são muito contra-mão para sair de noite, até porque estacionar no centro histórico não é muito fácil, com muitas ruas de pedestres.

- Porto Veneziano: É um hotel simples, mas bem decente e limpo, com uma localização ótima e excelente custo-benefício. Como exageramos em Santorini e Mykonos, resolvemos ficar em um hotel mais em conta, mas a verdade é que o Porto Veneziano surpreendeu. Bom, bonito e barato. Saí de lá muito satisfeita.

https://portoveneziano.reserve-online.net/

Por do sol visto da varanda do hotel Porto Veneziano
Recomendo chegar em Chania no final da tarde, assim você vê o por do sol maravilhoso, conhece as ruas e seus pequenos labirintos, as lojinhas, os restaurantes, o farol, descansa de noite e acorda cedo para ir para as praias no dia seguinte.

Praias - saindo de Chania

Assim como em Heraklion, recomendo visitar uma praia por dia, não só pelas distâncias e pela dificuldade de chegar, mas porque as praias do lado oeste de Creta são simplesmente maravilhosas. Você não vai querer chegar lá e sair correndo, vai querer aproveitar o dia.

- Elafonisi: A praia mais boita que já fui em toda a minha vida! As águas são tão cristalinas, com tantos tons, que quando você chega lá, demora a acreditar em tanta beleza. Parece que você está nadando em uma piscina enorme, cheia de cores diferentes, imensa, perfeita. Me diverti muito lá e acho um absurdo ir para a Grécia sem conhecer Elafonisi!!!

Que delícia!
Nem parece de verdade!
Essa de costas sou eu observando as infinitas cores do mar...
Meu peixão nadando empolgado :-)
Para chegar nesse paraíso, você vai pegar uma estrada bem ruim, muito estreita em alguns pontos, mas com um gps e um mapa (para o caso de o gps parar de pegar, o que não é raro), você chega lá sem maiores dificuldades. Em alguns momentos, você vai se perguntar se está indo para o lugar certo, mas não se assuste, a estrada é ruim mesmo. E vale super a pena!

Estradinha para chegar em Elafonisi
- Balos: Essa praia é ainda mais difícil de chegar, mas com uma beleza absurda também. Infelizmente, não pudemos ir como estava planejado, pois como alugamos o carro em uma empresa não conhecida em Heraklion, tivermos que retornar até lá para devolver o carro e, só então, ir para Atenas por lá mesmo. Não dê esse mole e alugue um carro antes, pela internet. Um dia ainda volto em Creta e vou para Balos!

Em ambas as praias, não se esqueça de levar sanduíches e snacks. A infraestrutura de Elafonisi é até boa, mas as opções não são muitas. Se você não for fresco para comer, vai se virar, mas se for, melhor levar a sua comida.

Onde jantar 

Não se esqueça de voltar para Chania com uma margem antes de anoitecer, pois a estrada não é fácil e alguns trechos. Além disso, o jantar em Chania é um prazer à parte. Adorei os restaurantes de lá. Acho que foram as nossas melhores refeições na Grécia, em 20 dias de viagem. Recomendo:

- Christostomos: O restaurante não tem site, mas vale muito a pena. Super tradicional e conhecido na cidade, atende gregos e turistas. O lugar está sempre cheio, então recomendo uma reserva, que raramente é necessária nos restaurantes na Grécia. Adorei a comida, as bebidas (até raki eu bebi!) e o ambiente. Ele não fica na beira do porto, mas a poucos minutos à pé do Hotel Porto Veneziano. Não se desestimule por causa disso, pois vale a pena.

Endereço: Defkaliona & Ikarou St, Anatoliki Tafros, Chania

Christostomos!!!
Uma delícia!
- Tamam: Um restaurante muito bom, com uma comida fantástica e com o melhor vinho grego ever, o Kotsifali (já falei dele em outro post). Não deixe de ir. A princípio, pode parecer armadilha, mas não é. O ambiente lá dentro é lindo, parece uma caverninha, todo arrumadinho. Também fica cheio, mas não precisamos fazer reserva, demos sorte.

https://www.facebook.com/groups/109015302466857/?fref=ts

Eu no Tamam bebendo Kotsifali

Não deixe de:

- Tomar muito iogurte grego com mel de Creta, famoso;
- Experimentar o iogurte grego com mel do Starbucks em Heraklion (sim, do Starbucks! É muito bom e eu fiquei viciada! Todo dia comprava um depois do café da manhã!);

Detalhe para o meu nome em grego!
- Experimentar os frapés gregos tão amados;
- Sair para um barzinho à noite! Creta, principalmente Heraklion, é perfeita para isso!
- Assistir o por do sol em Chania;

Lindo demais...
- Beber raki!

Saúde!

Impossível não se apaixonar por Creta! Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário